segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz 2013 - Uma pequena reflexão

Hoje é um dia que equivale a um divisor de águas. Por mais que muitos enumerem varias explicações do que esse dia representa, temos sim muito pra refletir.

Vejo muitos colocando nas Redes Sociais que quem precisa mudar somos nós não o ano, que 2013 só vai ser um ano melhor se nós virmos como melhor, até vi alguém refletindo que 2013 e só mais um ano. Não julgo nenhuma dessas palavras e muito menos discordo delas, acho bem sucinta essa reflexão. Aqui só vai mais uma, e você que lê essas linhas, me dê um pouco de tempo pra externar o que estou sentindo.

O último dia do ano é sim especial, especial por dois motivos. Primeiro daquelas metas que prometemos para nós mesmos nesse último dia e muitas delas não cumprimos, muitos até chamam esse último dia como o dia da mentira. Segundo pelas conquistas recebidas.

Mas o que temos de tão especial nesses dois motivos?

A vontade de vencer, de quebrar nossos próprios recordes. É um combustível novo, é uma esperança nova.

Eu sei que é o momento de um dia para o outro, durante todo o ano não celebramos isso, ninguém celebra a passagem de um mês para o outro, de um dia para o outro, de uma hora para outra, ninguém faz isso. Então porque desmerecer a passagem de um ano?

Estamos vivos, isso é o maior motivo que temos de celebrar um novo ano.

Muitos querem esquecer 2012, ano de lutas para alguns, de percas de parentes, de amigos, de sonhos destruídos, e por isso anseiam tanto por um ano novo. Outros celebram e agradecem aos quatro cantos o quanto foi maravilhoso esse ano e o quanto conquistou e tudo mais, e correm até o risco de que se 2013 não for tão bom, ficarem com saudosismo de 2012.

Casa pessoa é um mundo, e cada mundo desses teve as suas experiências, ou boas ou ruins, você sabe.

Não podemos descartar as experiências que temos, elas que nos fazem mais humanos, mais próximos de Deus, as nossas dores, as nossas alegrias, elas montam esse conjunto que chamamos de PESSOA.

Devemos agradecer pelas lutas, pelas vitórias e porque não pelas derrotas? Elas que mais nos fazem refletir se o que estamos fazendo está em um caminho correto ou não.

Enfim, devemos agradecer sim pelo dom da vida, de mais um dia estarmos vivos, de mais um ano estarmos vivos, de mais 365 oportunidades que Deus nos dá para sermos mais práticos, mais felizes, mais obedientes, mais justos, mais conquistadores, mais reflexivos, mais amáveis e que também possamos amar ainda mais, pois o amor é o vinculo da perfeição.

Muito obrigado 2012, pelos dias que me proporcionou, nas minhas duvidas, nas minhas dores, nas minhas lutas, nas minhas conquistas.
Seja bem vindo 2013, que seja um ano espetacular.

Deus abençoe a todos.

Pastor Marlon de Menezes


  

domingo, 1 de julho de 2012

Portas e Muros do Coração


Portas e Muros do Coração

Olha só que hilário. Estava estudando para dar essa palavra e antes de começar a pesquisa, estava dando uma olhada na linha do tempo no Facebook, e lá tinha uma piada de um conversa do Chapolim Colorado com um detetive. E na conversa o Chapolim começava dizendo assim:
-Existe uma invenção que serve pra atravessar paredes.
E o detetive já em êxtase perguntava:
-Sério? E você tem essa invenção?
E o Chapolim responde:
-Sim, se chama porta.

                Eu começo falando sobre isso, sobre as Portas e os Muros do nosso coração. E eu pergunto pra você, quem tem entrado em seu coração? Como você tem protegido o seu coração?
                Descobrimos que somos resultados de algumas ações. Nós jamais viríamos ao mundo se nossos pais não tivessem tido um relacionamento. Por causa da ação deles, viemos ao mundo.
                Precisamos Guardar o nosso Coração pra ter cuidado quem entra nele, pois todos que entram em nossos corações deixam um pouco de si dentro de nós. E se aquilo que eles deixam é ruim, então o resultado pode ser desastroso.
                Não estou falando agora pra você ser um tanque blindado, onde ninguém entra, estou dizendo que você pode escolher a dedo quem entra. Temos esse domínio e temos essa capacidade. As coisas de fora não são maiores do que o que está dentro de nós.
                Se somos resultados de um ação, precisamos pensar e entender que tipo de ação precisamos fazer e tomar.
                No livro de Neemias capitulo 1 de verso 3 diz assim: “O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”.
                Deus hoje nos chama pra reconstruirmos o que foi derrubado, colocar pra cima o que colocaram pra baixo.
                Existe uma nação de jovens que por qualquer motivo banal, deixaram o pecado ser um tipo de uma marreta, e por causa disso as proteções de nosso coração foram postos abaixo.
                Neemias quando descobriu que a sua Jerusalém tinha sido destruída, ficou triste, mas ao mesmo tempo orou, jejuou e lamentou-se por aquilo que tinha acontecido, mas ele não se deu por vencido. Orou pedindo perdão, se arrependeu pelo pecado do povo, lembrou-se das promessas do Seu Deus e se levantou para a batalha.
                Neemias tinha algo em seu coração, mesmo com os muros derrubados e com as portas queimadas, ele tinha algo que queimava em seu coração, ele tinha a sede de reconstruir o que tinha sido derrubado.
                Neemias 2.17 diz: “Então eu lhes disse: Vejam a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante”.
                Assim como Neemias, Deus está nos chamado como reconstrutores de muros e restauradores de portas. Eu digo com certeza pra você que nunca mais ninguém lhe magoará, se você decidir Guardar, na adversidade, o seu Coração. Você poder ser sim indestrutível.
                Não digo pra você que tu serás como um robô, que não tem sentimentos, andando por ai magoando os outros porque os seus sentimentos estão mortos, mas quando alguém tecer uma critica pra você, você saberá muito bem quem você é, e não se abalará por qualquer coisa. Eu declaro isso sobre a sua vida em nome de Jesus.

Inimigos do Coração

                Mas eu lhe digo uma coisa, existem os inimigos dessa reconstrução, e esses inimigos devem ser reconhecidos pra não sermos pegos de surpresa.
                Muitos esportistas, generais de guerra, ganhavam suas batalhas em cima dos erros dos inimigos, conhecendo os seus inimigos. Nós iremos hoje conhecer quais são os inimigos do seu coração, e o que eles pretendem fazer para que os Muros e as Portas do nosso coração não sejam restaurados.
                No capitulo 2 verso 19, três pessoas se opuseram contra a Reconstrução do Muro, eram Tobias, Gesém e Sambalate. Os três inimigos do nosso coração.
                Vamos descobrir que Tobias era amonita, que Sambalate era horonita e Gesém era árabe. Em cima disso tudo já temos algo bem tenebroso.
                Vamos conhecê-los um pouco?
                Sambalate era inimigo de Israel, era de Moabe. Moabe foi uma das nações que nasceu debaixo de um pecado horrível, pois uma das filhas de Ló, a mais velha, teve um relacionamento sexual com o pai, e com isso nasceu Moabe.
                Tobias também era inimigo de Israel, era de Amom. Também foi uma das nações que nasceu debaixo desse mesmo pecado horrível, pois a filha mais nova de Ló, fez o mesmo pecado da mais velha, e depois de um relacionamento sexual com o próprio pai, nasceu Amom.
                Pra quem não sabe, Ló era sobrinho de Abraão.
                Gesém era um morador do deserto arábico, habitado por diversas tribos sem uma definição genealógica definida. Por isso, eram chamados de arábios, que significa “misturados”.

                Esses três homens, com um forma, cada um, de principados, usam algumas armas muito letais na vida de uma pessoa.
                No verso 19 eles usam a zombaria e o desprezo, para assim, tentar fazer com que psicologicamente, quem comece algo, não termine, ou deixe inacabado. E ainda por cima ainda usam a mentira como mentora de tudo isso.
                Por isso você que nos ouve, precisamos Guardar o nosso Coração, pra que essas armas não entrem em nós.
                Existem muitos crentes desistidos porque pecaram, e dão mais ouvidos aos principados do que a verdade. Se pecarmos, Jesus é fiel é justo pra perdoar os nossos pecados. Devemos fazer assim como Neemias, confessar os pecados, sacudir a poeira, e recomeçar a construção de novos muros no nosso interior. Deus vai nos dar essa graça.
                Queridos, não tomem nenhuma decisão, não se movam na direção de algo ou de alguém com o seu coração despedaçado, ferido, isso é perigoso e o resultado pode ser desastroso. Busque em tudo primeiramente ao Senhor com a força d´Ele pra tirar das suas costas toda zombaria, todo desprezo que é irmã da rejeição. Por causa da rejeição, muitos crentes “deixam” a sua alma totalmente nas mãos do diabo, e ele brinca com os sentimentos de muitos por causa disso. Isso é muito sério,
                Precisamos estar protegidos contras as astutas ciladas do diabo. Existem muito crentes nascidos de novo que se rendem com o dedo apontado do erro que cometeu, e por isso preferem deixar Jesus, por achar que não tem mais jeito, do que confessar o pecado e dar a volta por cima. Jesus quer fazer algo novo na nossa historia, Ele quer escrever uma nova historia, essa nova historia tem um lápis chamado arrependimento com um papel chamado reconhecimento. Reconheça o seu erro, mas nunca deixe ele ser maior do que a última palavra que é a do Seu Deus.

Reconstruindo os Muros e as Portas

                Como se reconstrói os muros e as portas do nosso coração?
                Primeiro precisamos entender por onde começar e por onde terminar. Entenda bem o que hoje escrevo pra você. Pois o que estamos falando aqui são de estratégias pra que no futuro você não seja mais quebrado, despedaçado.
                Pois o povo de Israel começava primeiramente pelas portas e depois pelos muros, mas porque eles começavam pelas portas? Por que eles começavam pela entrada. Existem muitos crentes que entram na igreja, se convertem, mas ainda sim deixam desprotegidas as portas do seu coração, as entradas do seu coração, e por isso, ainda mesmo dentro da igreja, sentem desejos ardentes pelo pecado, pelo mundo e pelas coisas do mundo.
                Queridos, entenda algo, existem muitas pessoas mal educadas, que por onde passam, por onde entram, deixam a porta de seus quartos, de sua casa abertas. Deus está nos chamando hoje pra que quando você fizer algo, fecha a porta, tranque a porta. Essa porta que eu estou ministrando pra você fala de muitas coisas, mas vou usar o que está escrito em Mateus 6.6 que diz: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará”.
                Existem coisas que precisam ser confessadas ao Pai, pra que aquilo que estamos fazendo em oculto pode ser revelado a Ele. Mas uma pergunta faço pra você. Deus não sabe de tudo? Porque ele precisa que eu fale algo? Porque só existe pecado perdoado se for confessado. Existem muitos crentes que não conhecem mais o caminho do arrependimento. Pecam, pecam, e ainda pecam escondidos, e não tem coragem de confessar o que fizeram, preferem esconder o que fizeram. Mas Deus que tudo vê, precisa ouvir da nossa boca, a mesma boca que pecou, confessando o pecado que cometeu. Se reconstrói as portas dessa maneira. Em oração e confissão as portas são reconstruídas.
                E os muros, como se levantam novamente os muros? Importante saber que em Neemias 4.1-3 diz: “Quando Sambalate soube que estávamos reconstruindo o muro, ficou furioso. Ridicularizou os judeus e, na presença de seus compatriotas e dos poderosos de Samaria, disse: “O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas”? Tobias, o amonita, que estava ao seu lado, completou: “Pois que construam! Basta que uma raposa suba lá, para que esse muro de pedras desabe”.
                Em Lucas 4.3 a 4 diz: “E disse-lhe o diabo: Se tu és o filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus respondeu, dizendo: escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de todo palavra de Deus”.
                Sabe como os muros serão reconstruídos? Sabe como as pedras de construção serão colocadas de volta nos muros? Quando não trocarmos o certo pelo duvidoso, o que é eterno, que são as pedras, pelo momentâneo que são os pães. Pão nesse texto fala do presente, pedra fala de rocha, que é Jesus, que é eterno. Os nossos prazeres comuns, de pecado, nos leva a ter prazer pelo momentâneo, mas a palavra de Deus nos leva a ter um prazer pelo nosso futuro, por aquilo que está por vir.
                Palavra de Deus por palavra de Deus nos leva a ter um futuro de esperança. Quantos crentes que vivem por ai, não são presentes nos cultos, nas reuniões de 12, de célula, não são um com o seu líder. Esses são presas fáceis para os Tobias, Sambalates e Geséns da vida.
                Interessante resaltar, que Tobias faz menção de raposinhas, no versículo 3 do capitulo 4, Tobias diz assim: “Pois que construam! Basta que uma raposa suba lá, para que esse muro de pedras desabe!”.
                Raposinhas fala de pequenos pecados, em Cantares 2.15 declara: “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor”.
                A palavra do Senhor nos exorta a apanha às raposinhas. Mas não deveríamos nos preocupar com as raposas grandes, em vez de pequenas raposinhas? Pois as raposinhas são pequenas e inofensivas. Mas entenda algo, achar coisas grandes é fácil, porque vemo-las rapidamente, mas as coisas pequenas muitas vezes não aparecem, ficam escondidas.
                Vinha é por aonde vem o vinho, que simboliza alegria. Os chamados pecadinhos nos tiram a alegria de viver a palavra do Senhor. Se você não tem prazer na lei do Senhor, é porque pecadinhos tem feito morada, e por isso a sua alegria tem se esvaído.
                Raposinhas são o único elemento negativo no cenário da primavera. Na estação onde tudo deveria ser belo, onde tudo muitos dizem que é a melhor estação das 4 estações, é onde as raposinhas aparecem, sabes porque? Porque quando tudo vai bem nós esquecemos de vigiar, esquecemos de nos colocar nas brechas.
                Em Neemias 4.16 a 18 diz: “Daquele dia em diante, enquanto a metade dos meus homens fazia o trabalho, a outra metade permanecia armada de lanças, escudos, arcos e couraças. Os oficiais davam apoio a todo o povo de Judá que estava construindo o muro. Aqueles que transportavam material faziam o trabalho com uma mão e com a outra seguravam uma arma, e cada um dos construtores trazia na cintura uma espada enquanto trabalhava; e comigo ficava um home pronto para tocar a trombeta”.
                Ninguém tropeça em grandes pedras, pois grandes pedras você vê, mas na maioria tropeçam em pequenas pedras, quando estão distraídos. Na nossa distração, as raposinhas entram fáceis, devemos tomar muito cuidado.
                As raposinhas são espertas, elas conseguem enganar os cães urinando para confundir o olfato deles, com isso eles se atrapalham e perdem o rastro.
                Mas nesses dias Deus nos dará radares potentes no mundo espiritual pra que não sejamos pegos desprevenidos. Deus nos dará isso em nome de Jesus.

                E agora queridos, aprendeu como Guardar os Muros e Portas do Coração? Somente em oração de confissão de pecados, e não deixando que pecadinhos se torem montanhas difíceis de derrubarem. Nesse dias Deus estará levantando construtores do Reino, pra que possamos estar prontos contra as astutas ciladas do diabo contra os nossos corações.
               

domingo, 24 de junho de 2012

Reféns de um Sentimento



Reféns de um sentimento

Estava assistindo um filme, onde existia um casal que a moça estava com câncer, e o rapaz era um médico.

E eles começaram a conversar, e ela perguntou ao médico se ele acreditava em Deus, e ele respondeu que como médico não, mas que como pessoa não sabia, mas ela falou que invejava aqueles que acreditavam, pois os que acreditavam em Deus não tinham algo que ela tinha que era medo. Ela começou a ditar os principais medos que ela tinha, e todos tinham a ver mais com o futuro dela do que com o presente ou passado, justamente por ela estar com câncer, e a morte começou a bater mais forte em seu coração.

O que eu queria falar para você hoje amado, amada do Senhor, que não podemos ser vitimas ou reféns de um sentimento. Existem pessoas que não tem estrutura para suportar alguns acontecimentos, e quando isso acontece, o medo aparece.

Muitas perguntas borbulham: Será que eu serei feliz? Será que vou conseguir a pessoa correta? Será que minha vida nunca vai mudar?

Quando o medo se torna amiga de uma pessoa, o futuro que seria de paz, se torna mais em uma angustia do que um prazer, pois o medo de apoderou de uma forma tão forte, que o fim que se tanta deseja, se torna indesejável.

Existem algumas classes de pessoas que não se agradam do futuro. Se você falar para uma pessoa em depressão que ela vai viver muito, ela não se alegra com isso, mas se você falar pra uma pessoa feliz da vida, mesmo que ela não tenha todos os motivos do mundo pra ser, mas é, essa pessoa com certeza ficará mais feliz ainda.

Quais são as pessoas que não desejam um futuro melhor?
As que vivem do passado e por consequência tem medo do futuro.

Entenda bem, relacionamentos passados não podem e não devem servir de parâmetro para um no futuro. Se você não foi feliz no passado, isso não precisa ser um peso pra carregar para o futuro, todos nós temos direito de sermos felizes.

O medo não pode ser uma forca para as nossas vidas, as minhas atitudes é a saída para um futuro de esperança.

Por causa do medo muitos se paralisam, mas sabe o que é pior? Muitos são paralisados no seu relacionamento com Deus porque tem medo, ficaram paralisados, e por isso acham que um relacionamento mundano é a resposta pra ele, quando na verdade, por causa do relacionamento raso que nutriram com o Criador, não tem mais temor, mais sede pela Santidade do Senhor.

O temor ao Senhor nos leva a Sabedoria, o medo comum nos leva a um relacionamento raso com Jesus.

Você sabia que a Santidade pode ser aperfeiçoada? 2ªCo 7.1 diz assim: 
"Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemos-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus".

Existe um medo que nos torna reféns, mas existe um temor que nos aperfeiçoa em Santidade, qual desses você escolhe?

O medo nos tira a visão de esperança, mas o temor ao Senhor nos devolve a segurança, mesmo que em uma vida tremula.

Jesus estava dentro do barco, mesmo assim o barco não afundou, os discípulos ficaram com medo, e achavam que com o Rei dos reis dentro do barco, ele iria afundar, quando estamos com medo, achamos que até com o Rei ao nosso lado, podemos morrer.

Existem muitas pessoas dentro da igreja assim, porque aparentemente não tem um relacionamento, ainda não casaram, acham que iram morrer, mesmo com Jesus ao seu lado, isso é muito triste, pois é o que o medo faz, ele nos tira o prazer de acreditar no Jesus que nos resgatou das trevas. Entenda algo, se Jesus foi poderoso pra te salvar e levar para o Céu, porque Ele não faria você ter um relacionamento feliz? Que medo é esse de não crer naquilo que o Senhor pode fazer?

Enquanto existe um medo, existe a possibilidade de um futuro sem esperança, mas enquanto existe esperança, existe a segurança de um futuro de paz.

"Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei". (Jeremias 29:11-14 ARC)

Existe um futuro escrito em nossas direções, Deus tem um pensamento ao nosso respeito, é de paz e não de mal, para que o fim feliz que esperamos, que desejamos, possa ser alcançado.

Como alcançarei isso?

Fazendo algo simples, buscando a Deus de todo o nosso coração, e quando fizermos isso, seremos achados d'Ele, e Ele vai passar a me procurar, pois Ele procura não por falsos, mas por verdadeiros adoradores, e um verdadeiro adorador só busca o Senhor de todo o coração.

Vamos fazer isso?

Buscar a Deus em primeiro lugar, não buscar o medo, antes da resposta do medo, existe uma resposta de esperança escrita na nossa direção, escolha a esperança, pois o medo nunca irá triunfar contra o verdadeiro amor, pois o verdadeiro amor lança fora todo o medo.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Pessoas Casadas Vivem 17 Anos Mais Que Solteiros

Pesquisadores norte-americanos descobriram que o casamento pode aumentar a expectativa de vida dos homens em até 17 anos, o que garantiria aos solteiros uma chance 32% maior de morrer antes que um casado. A informação foi publicada no periódico médico The American Journal of Epidemiology.
Para as mulheres solteiras, a realidade é um pouco melhor: elas tem 23% ou 15 anos a menos de expectativa de vida comparada às colegas casadas. Para chegar a estes números, pesquisadores da Universidade de Louisville contaram com 90 estudos com 500 milhões de pessoas compiladas em 60 anos.
O risco de morte para pessoas entre 30 e 39 anos se mostrou 128% maior para os solteiros do que para os casados da mesma idade. Tais dados levantou a pergunta na comunidade científica: por que o casamento tem um efeito tão dramático na longevidade?
David Roelfs, professor assistente de Sociologia, da mesma universidade, foi quem explicou: “com o declínio da assistência médica pública, as mulheres solteiras acabam ficando econômica e medicinalmente marginalizadas, aumentando as chances de desenvolverem problemas que podem levar ao óbito”. Além disso, os casados têm um network forte, que lhes garante um suporte social estruturado, estimulando a ida a médicos e o início de hábitos saudáveis como dietas e exercícios.