Nos últimos tempos, uma rede de blogs e sites de jovens em busca de relacionamento cristão e uma vida mais próxima de Deus ganharam notoriedade nas redes sociais. Blogs como “Não Morda a Maçã”, “Eu Escolhi Esperar”, “Cabeça Jovem” e “Sai do Muro” somam mais de 50 mil seguidores, mas será que essa movimentação é séria ou apenas uma modismo entre os jovens?
Para o Pastor Nelson Júnior idealizador do “Eu Escolhi Esperar” muito mais do que uma moda. Coincidentemente na noite em que o programa da TV Globo “Profissão Repórter” exibia o comportamento sexual desenfreado dessa geração, o tag #GeraçãoEscolhiEsperar estava nos tt´s (Twitter Trends) como um dos assuntos mais falados do Brasil.
“Há uma geração promíscua e libertina, mas também há milhares e milhares de jovens nessa nação que estão se separando para Deus. Dizendo não ao império mundano e sim para a vontade de Deus”, afirma Nelson.
O blog Não Morda a Maçã discute assuntos como namoro cristão, vício em pornografia e estudos bíblicos. “Comecei a ler o blog há seis meses e já sinto as mudanças no cotidiano, passei a me valorizar como filha do Rei e a entender como levar esse Evangelho de amor a outras amigas que hoje lêem o blog comigo”, afirma Luciana Oliveira de 22 anos.
Para Nelson o que está acontecendo nas redes sociais é um reflexo de uma nova geração que está se levantando no Brasil. Segundo ele, milhares de jovens já tomam a decisão de guardar suas vidas, ou esperar, independentemente do que leem na Internet. O pastor também afirma não acreditar que todos que seguem o Eu Escolhi Esperar seguem suas propostas.
“Assim como um monte de gente vai a Igreja e não muda. Vamos expulsá-las da Igreja? Não. Vamos continuar pregando, crendo que estamos lançando sementes. Crendo no poder transformador da palavra. E que essas pessoas mais a frente, podem vir a ter uma experiência num ambiente favorável.”
Não é nada simples tocar nesse assunto, mas o Apóstolo Antônio Lisboa reafirma que sexo é um presente de Deus, no entanto é difícil conciliar sexo e religião. O assunto pode permear para hipocrisia e até mesmo para vulgaridade. Mas é sempre bom esclarecer que é possível ter prazer no sexo à luz da Bíblia. No devido tom e com seriedade o apóstolo Antônio Lisboa escreveu o livro ‘Tudo sobre sexo para casais cristãos’.
Na obra ele mostra que o homem deve estar preocupado em satisfazer sua esposa e vice-versa.
Antônio criou o livro para atender a vocação ministerial e sanar as dúvidas dos casais que ficam questionando o que podem fazer entre quatro paredes. “É fruto da minha vivência, tenho construído um lar saudável e uma família bem estruturada, pois ensinamos o que vivemos”, frisa.
Como relata o pastor, em 60% dos casos que acompanhou existe uma insatisfação com o parceiro na área do sexo, principalmente por parte das mulheres. “Os homens pensam erroneamente que as suas esposas gostam de sexo violento, bizarro e artificial, com isso o resultado é cada vez mais as mulheres detestando o ato”, explica o escritor e reforça com a ideia de que as mulheres precisam de carinho, afeto, cortesias oferecidas através do amor e muito tato, carícias na hora da intimidade.
Antônio Lisboa analisa a evolução do compartamento humano da sociedade. Enquanto no passado havia uma repressão hoje há uma liberalidade considerada perigosa. “O padrão de Deus é: desfrutem à vontade do sexo, mas somente no âmbito do matrimônio. Evitem todo e qualquer tipo de atividade sexual ‘pré’ ou ‘extra’ conjugal. O que o mundo fala e pratica é a contracultura da vida cristã, portanto, não serve de base pra nós”, aconselha.
Para o autor o homem depende somente da nudez para uma combustão sexual, já a mulher é preciso que o marido seja bastante tátil e paciente nas preliminares do jogo erótico. “O homem é um fogão a gás que pega fogo rapidamente, já a mulher é um fogão a lenha, demora para aquecer, mas quando pega demora esfriar”.
ALGUMAS DICAS DO APÓSTOLO ANTÔNIO SOBRE INTIMIDADE DO CASAL
O ato de privar-se de ter relações sexuais é só em períodos de menstruação ou em ocasiões de absoluta falta de condições adequadas para a prática.
A bíblia alerta que a incontinência pode fragilizar o parceiro conjugal em sua luta contra o adultério.
Procure um pastor para retratar-se e quebra de toda legalidade obtida pelos pecados em seu passado, pois isso evitará conflitos que podem levar a relação à ruína e até mesmo a separação
O jovem cristão precisa entender que a Palavra é o seu tônico fortificante para vencer qualquer situação. Enquanto ele se enche da Palavra e do Espírito Santo ele se capacita e se qualifica para estar entre os vencedores de sua geração.
Sem essa disciplina, que deve ser exercitada diariamente pela leitura da Bíblia, pela oração e adoração ao Senhor, ele não tem a garantia da vitória. Por outro lado, caso descuidou-se, fraquejou e caiu em tentação, não deve se afastar da igreja, mas sim se lavar no sangue de Jesus com arrependimento sincero.
“Louve-te o estranho, e não a tua boca, o estrangeiro, e não os teus lábios”.
Somos ávidos por elogios, e cá entre nós, quem não gosta de um elogio? Gostamos e muito. A esposa quando se arruma espera o elogio do marido, o marido quando emagrece ( algo raro, rsrs) espera o elogio da esposa, o empregado espera o elogio do chefe, o discípulo quando faz sua parte espera o elogio do discipulador. Esperamos por isso, e sinceridade algo assim não é ruim, pois alguns elogios podem ser uma espécie de motivação a mais para nossas vidas e pra aquilo que estamos fazendo e desempenhando.
Existem muitas empresas que mostram esses elogios através de prêmios e bônus, é uma forma de elogiar o seu trabalho, isso tudo é muito bom.
O problema não está ai, o problema é quando esses elogios entram em nossos corações e só começamos a fazer algo esperando por, podemos gostar de elogios, mas não sermos sustentados por eles, apreciamos quem gosta do nosso trabalho, mas não podemos trabalhar por isso. A nossa motivação não pode ser jamais desse jeito, fazer para receber louvor, o nosso coração é muito fraco pra essas coisas, não temos estrutura mental para agüentarmos. Por isso a Bíblia nos alerta, que quem deve nos elogiar é quem está fora, não quem está dentro.
O perigo do elogio é que acabamos acreditando no que os outros falam a nosso respeito, e começamos a nos viciar nisso.
“O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe”. Provérbios 27.21
Quantos de nós recebemos elogios mas que no fundo sabemos que esse elogia não é real em nossas vidas? De repente nunca aconteceu com você, mas comigo varias vezes, e todas essas vezes o que aconteceu é que eu me senti mais desafiado a ser o que uma determinada pessoa a falou ao meu respeito. É estranho saber que existe uma pessoa que crer que eu sou algo parecido com esse tipo de elogio que ele destilou sobre mim. É algo como: “Se ela soubesse que eu não sou nada disso que ela está falando”. Na verdade é reconhecer quem somos, saber quem somos.
Não sou iludido com que os outros falam de mim, se me elogiam, e seu sei que esse elogio é realmente real, guardo meu coração pra continuar a ser modelo, mas se é ao contrario, se me elogiam de algo que eu sei no meu interior que não é nada disso, então procuro mudar o meu interior pra realmente ser modelo.
É uma linha muito tênue, muito fina, do que realmente sou, o do que pensam de mim.
Não ser louvado por aquilo que realmente faço, soa como uma espécie de orgulho próprio ou até mesmo um sinal de soberba. Eu vejo muito isso (embora já tenha falado, mas hoje me arrependo) pessoas que abrem a boca pra falar que não precisam de outras pessoas, porque o seu talento faz por si só, mero engano e uma extravagante soberba. Somos resultados do que fazemos em equipe, e não só.
Devemos ter cuidado do que pensam ao meu respeito, mas devemos ter muito mais cuidado do que eu penso ao meu próprio respeito.
Se o narcisismo entrou em meu coração, e a única coisa que importa pra mim, sou eu mesmo, entramos em uma rota de perigo, mas se sou aquilo que Deus deseja que eu seja, e pela humildade, reconhecendo meus talentos e dons que o próprio Deus me deu, outros podem até elogiar, mas meu coração ficará guardado e protegido contra todo ataque de soberba e orgulho.
Pense nisso, porque pode estar guardado a chave que você tanto precisa pra uma mudança radical em sua vida.
Sempre em mudança, Marlon Barroso