sábado, 5 de março de 2011
Provérbios 5.21
“O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos”.
Que Deus vê tudo já sabemos, Ele é Onipresente, está em todos os lugares. Deus não nos olha para nos julgar, nem para nos condenar como muitos pensam. Temor a Deus não é medo d´Ele, é respeito pelos seus mandamentos e preceitos e pela Sua doce palavra.
Nesse texto Deus faz duas coisas.
1-Vê os caminhos – Engraçado que a Bíblia fala de caminhos, não o caminho. Quantos caminhos têm no nosso coração? Somos pessoas indecisas? Somos pessoas que de manhã queremos uma coisa, mas já não importa mais de noite?
Quando a Bíblia fala que Deus vê tudo, é porque Ele conhece coisas em nós mesmos que nem conhecemos. Conhece nossos intentos e desejos do nosso coração. Por isso Ele diz que quando tivermos algum desejo no coração, Ele irá fazer, mas ante disso devemos entregar nosso caminhos para Ele (Sl 37.4-5). Que tremendo, Deus muda nossos caminhos para O Caminho, quando entregamos tudo para Ele.
2-Examina os passos – Os passos são o que nos leva para os caminhos, ou seja, nosso foco. Sou determinado a terminar algo que começo? Se sim, aleluia, mas não, misericórdia. Isso fala do nosso foco desfocado, todos enxergam, mas nem todos têm visão, foco, determinação do que quer. Vejo pessoas que começam um projeto no começo do ano, mas antes da metade dele já está em outro. Por quê? Não é porque ela não tem foco, o foco não é problema, o problema é o que a pessoa quer e o quanto ela está disposta a pagar o preço por isso. Como estamos? Com o foco desfocado, ou cheio de paixão por aquilo que arde no nosso peito?
Deus examina, analisa o nosso foco para que ele passe de uma visão particular, individual, para uma visão macro, onde todos são beneficiados com o que faço. Deus não é egoísta, se fosse até hoje Jesus estaria com ele no céu sem nem sequer ter colocado os pés na terra, mas porque Deus é focado, e tem o foco correto, e não tem uma visão particular, que preferiu abrir mão do seu único filho, para no futuro ter vários. Isso sim é foco correto.
No caminho e no foco.
Marlon Barroso de Menezes.
quinta-feira, 3 de março de 2011
Provérbios 3.5-6
“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas”.
O nosso próprio conhecer pode nos levar a não confiar no Senhor. Muitos acham que sabem demais, e por isso não precisam de Deus para fazer nada. Muitos estão levando o Ministério desse jeito, sua vida espiritual desse jeito. Não oramos mais para dar um conselho, pois já sabemos o que falar, não estudamos como antes para dar uma palavra, por que ela nós já conhecemos.
O nosso próprio conhecimento pode nos tragar, pode nos fazer tropeçar. Mas confiar no Senhor é reconhecer que por mais que saibamos alguma coisa, Ele continua sendo o Deus dos nossos caminhos.
Deus nesse texto nos leva a sermos humildes, pois só quando nos colocamos na posição de que precisamos d´Ele, é que somos ajeitados, melhorados e consertados 100%.
Reconhecer a Deus nos nossos caminhos é abrir a porta da nossa vida para tudo o quanto formos fazer, sim, em tudo.
No colégio.
Na faculdade.
No trabalho.
Na igreja.
No Lar.
Em todos os lugares precisamos abrir as portas para que Deus participe da nossa vida e dos nossos caminhos, por que mesmo que de repente entremos em lugares tortos, porque estamos com Ele, esses caminhos que são tortos, serão endireitados.
No Caminho.
Marlon Barroso de Menezes.
quarta-feira, 2 de março de 2011
Provérbios 2.1-5
“Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus”.
Existe um preço para ser pago para tudo o quanto quisermos da parte do Senhor, mas especificamente, Sabedoria.
1-Aceitar as palavras do Senhor - Obediência
2-Guardar os mandamentos do Senhor – Meditar na Lei do Senhor
3-Ouvir com sabedoria – Ter fé
4-Inclinar o coração ao entendimento – Receber
5-Clamar por inteligência - Oração
6-Clamar por entendimento - Oração
7-Buscar a sabedoria como a prata – Prata tem o valor profético de Salvação
8-Buscar como um tesouro escondido – Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus.
Só entendemos o Temor do Senhor e teremos o conhecimento de Deus, se fizermos o que está escrito ali. São oito degraus na nossa vida para termos da parte de Deus a Sabedoria, pois assim feito, entenderemos os caminhos do Senhor.
Em amor.
Marlon Barroso de Menezes.
terça-feira, 1 de março de 2011
Provérbios 1.7
“O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”.
Princípio é o inicio de tudo, ou seja, o começo. Antes de tudo que formos fazer, primeiro temos que por base fazê-lo pelo temor do Senhor.
Muitos desastres, angustias de alma e erros do passado teriam sido evitados, se esse temor, não o temor a Deus, o medo como somos acostumados, mas o respeito pelos mandamentos e instruções do nosso Deus.
Seriamos muitos menos traumatizados se tivéssemos em primeiro lugar colocado o temor do Senhor na frente de nossas opiniões e achismos.
Podemos até sermos considerados loucos, pois os loucos assim não fazem, ou seja, agem sem temor, sem qualquer tipo de entendimento do princípio de Deus.
Então o que precisamos é de temor, mas que temor é esse? Temor é respeito pela pessoa de Deus. Quando entramos na casa de uma pessoa e sabemos como é o trato dela dentro de sua casa, não podemos fazer o que queremos dentro dela, se ela não gosta que entremos calçados, devemos entrar descalços, se ela não gosta que peguemos água e comida sem pedir, não podemos fazer isso. E se fazermos estamos sendo mal-educados, e estamos desonrando o anfitrião. Muitas vezes fazemos isso como nosso pecado, andamos errados por muitos princípios do Senhor, sem se quer mostrar respeito e honra a Sua presença.
Se queremos ter conhecimento, e um conhecimento que nos liberte, precisamos de temor, de respeito à pessoa de Deus e os seus mandamentos.
E fazendo uma observação, quando adquirirmos esse temor, precisamos aperfeiçoá-lo, mas como faremos isso? 2ª Co 7.1 diz: “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus”.
Temor do Senhor e santidade andam juntos, são casados, pois santidade é ter prazer nos mandamentos e promessas do Senhor, pois nesse texto somos confrontados que as promessas são cumpridas quando a santidade, pelo temor de Deus, são aperfeiçoados.
No Temor.
Marlon Barroso de Menezes.
Assinar:
Postagens (Atom)