quinta-feira, 17 de abril de 2014

O tempo, as circunstâncias e as provas. Parte 2, as circunstâncias.

Existem 3 tipos de obstáculos que podem matar ou aquecer a sua promessa. O Tempo, as circunstâncias e as provas. Nenhuma delas pode te vencer, mas você terá que passar por todas elas.

Circunstâncias a luz do dicionário é explicado dessa maneira: Causa, motivo. Estado das coisas, em determinado momento. Situação.

Em minha opinião uma circunstância é uma situação externa que causa um sentimento adverso no nosso interior.
Todos passarão por situações adversas, isso já virou até clichê. Mas a diferença de quem passa por circunstância contrária é o que se tira dela como aprendizado.
Infelizmente muitas vezes sucumbimos em meio às lutas e isso é normal. Quero aqui aquecer o seu coração de que você aparentemente não vai vencer todas as tuas guerras, mas mesmo assim não deixarás de ser mais do que vencedor.


A proposta das circunstâncias é fortalecer o seu coração nas horas mais frias da nossa história, e fazer com que mesmo perdendo em alguma coisa, saíamos como alunos nas salas de aula de nossas vidas.

Muitos sabem e conhecem a minha vida e da minha família. Saímos de um Estado para o outro para nos aventurarmos pra uma vida melhor no Amazonas, chegamos aqui prosperamos, casamos, constituímos família. Abrimos empresas de confecções, e quando tudo parecia caminhar por um tempo de muita calmaria e prosperidade, veio o golpe. O Shopping onde estava a nossa loja pegou fogo, e eu e minha família em apenas 1 dia, perdemos a luta de uma vida toda. Um prejuízo em torno de 1 milhão de reais. Não foi fácil pra ninguém, nem pra mim, nem para minha mãe, nem para meu irmão e nem para nenhum membro das nossas famílias.
Foi uma circunstância repentina, nunca no mais pessimista dos pensamentos, viria um assalto como esse.
Toda a minha família passou por um tratamento da parte de Deus, alguns de nós até estávamos precisando passar por um tratamento mais profissional.

Foi uma causa, um motivo, enfim, uma circunstância. Eu não vou perguntar qual seria a sua reação numa situação dessas, pois só quem passou que pode dizer algo. Ali não estava somente dinheiro, ali estava à história da nossa casa, da nossa família, foi triste.

A nossa aparente derrota nos construiu para algo novo, antes achávamos que éramos fracos, essa situação nos mostrou que éramos fortes, antes achávamos que éramos pequenos, essa situação nos mostrou que somos grandes.

O nosso ponto de vista não pode mudar porque as circunstâncias nos levaram para outro lugar. A minha visão de quem é Jesus e da Sua promessa não pode mudar porque levamos uma rasteira da vida. Toda circunstância na verdade é o poder que Deus dá em nossas mãos para conquistarmos aquilo que achávamos que não poderíamos conquistar.
Aliás, são as situações da vida que vão nos levar a uma conquista sem igual.

Muitos dentro da Igreja até se questionam que como pode, por ser filhos de Deus passar por tanta adversidade? Se o seu questionamento for esse, você nunca terá uma resposta que mudará a sua vida.
Dentro da Igreja ou fora dela você passará por situações difíceis, a diferença é o seu aliado nas lutas que você passará.

Davi passou por adversidades e saiu como Rei...
Noemi mesmo sendo viúva e desprezada pela sogra não desistiu, e teve dentro da sua descendência uma linhagem real...
Moisés passou por adversidades e saiu como um dos maiores líderes da história...
Josué viu o seu líder morrer e fez disso uma motivação para conquistar...
Abraão não viu a promessa com os próprios olhos, mas mesmo assim viu com os olhos da fé...

Tantos líderes passaram por várias circunstâncias e saíram delas vitoriosos. Eles pensaram em desistir? Com certeza, eles perderam algumas vezes? Com certeza várias, mas eles desistiram? Com certeza não, e é ai que está o segredo, é ai que está escondido a nossa chave de sucesso, não desistir da promessa mesmo dentro das adversidades da vida.

Como se esquecer de Jesus? Ele como Deus poderia muito bem descer daquela Cruz e nem mesmo sofrer tudo o que sofreu, mas mesmo assim Ele sabia que só existiria um meio para que hoje tivéssemos esse Aliado das lutas. Jesus passou pelas maiores adversidades de uma vida para o resgate de todas as vidas.
Ele sabia que a circunstância ao qual Ele foi colocado seria dura, mas mesmo assim Ele tinha a promessa que por meio dEle, todos sairiam das trevas para o Reino de Amor dEle.

Não são as lutas que vão definir quem você é, mas é você que vai definir que tipo de aprendizado você vai tirar das lutas. 

Que as circunstâncias que se levantam na sua direção não te derrubem ou te façam desistir, mas que sejam molas propulsoras para um vôo de conquista sem igual.

PrMarlon Menezes