sexta-feira, 11 de março de 2011

Provérbios 11.8



"O justo é libertado da angústia, e o ímpio fica em seu lugar".

Bom é sabermos que somos cuidados de uma forma muito íntima e especial.
Existem três verdades nesse texto e gostaria de compartilhar com você.

1-O Justo.
No mundo teríamos aflição, como o nosso Bom Pastor nos alertou. Não somos órfãos de conhecimento sobre o que aconteceria conosco. Sabemos que viver não é uma mar de rosas, ainda mais se formos crentes.
2 Co 4.8-9 "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos"

2-Libertado da angústia.
O que é angústia? Uma aflição profunda na alma, são de onde vêem as perguntas:"porque sou assim?", "porque não mudo", "parecem que todos estão contra mim". São perguntas que fizemos, continuamos fazendo, e para algumas pessoas, vão fazer por muito tempo. Muitos amam estar onde estão e continuar fazendo o que estão. Só há um jeito de haver mudança em nós, para termos o que nunca tivermos, como diz Mike Murdock, temos que fazer aquilo que nunca fizemos.
Existem pessoas que querem constituir familia, mas não querem se santificar. Muitos querem prosperar mas não entregam dizimos, ofertas, primícias, e ainda por cima não trabalham e não estudam se reciclando para um melhor salário. Precisamos mudar.

3-O ímpio fica em seus lugar.
Existem pessoas que tomam o nosso lugar. Mas deixa eu falar algo sem o risco de parecer herege. Jesus era pecador? Não, mas se fez pecado. Jesus era pobre? Não, mas se fez pobre. E onde Ele fez tudo isso? Na Cruz. Jesus pagou todos os nossos pecados e nos arrancou da pobreza e do engano. Ele tomou o nosso lugar, nos tirou da nossa angústia e nos fez livre.
Se o filho do homem nos libertou, então com certeza eu sou muito livre.

Em liberdade.

Marlon Barroso.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Provérbios 9.9



"Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento".

Duas ações resulta em duas estrondosas reações.

Dá instrução - Fala de ensino em princípios, ou seja, ensinarmos a pessoa no caminho que deva andar para que ela não se desvie deles. Porém analisando o texto, veremos para quem devemos dar essa instrução, para o sábio. Mas porque para ele? Porque sábio ama conhecimento e repreensão. Você repreende o tolo e ele passa a lhe odiar, repreenda o sábio, e ele vai lhe amar. Por isso o texto diz, instrui o sábio, e ele se fará mais sábio.

Ensina - Mais uma vez fala de ensino, mas o de cima era de princípios, e esse, de justiça. Ou seja, de santidade. Princípios da palavra e Santidade andam juntos, são casados. Não tem como sermos santos sem princípios, mas fazendo uso do princípio, seremos santos.

Em Ensino.

Marlon Barroso.

terça-feira, 8 de março de 2011

Provérbios 8.17-18



"Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha. Tenho riquezas e honras, prosperidade e justiça".

Tremendo demais a palavra do nosso Deus.
A Sabedoria clama, grita, para que todos ouçam a ela (pv 8.1).
E grita para que? Para que possamos nos apegar a ela, e sermos achados dela.
A Sabedoria, que é a habilidade de discernir as coisas, nos mostra uma coisa tão simples de se fazer para que entremos nas delicias dela. Somente ama-la. Só isso. E quando assim fizermos, aquilo que é dela, será também nosso, pois estaremos casados com ela.

* Riquezas
* Honras
* Prosperidade
* Justiça

Que tremendo isso, teremos tudo isso quando nos entregarmos ao clamor dela.
Vamos pagar o nosso preço para nos achegar mais perto do Senhor, vamos ouvir a voz da Sabedoria, vamos ama-la, vamos honra-la, para que tudo que seja dela, seja nosso.

Em Sabedoria.

Marlon Barroso

segunda-feira, 7 de março de 2011

Provérbios 7.1-5



“Meu filho, obedeça às minhas palavras e no íntimo guarde os meus mandamentos. Obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida; guarde os meus ensinos como a menina dos seus olhos. Amarre-os aos dedos; escreva-os na tábua do seu coração. Diga à sabedoria: “Você é minha irmã”, e chame ao entendimento seu parente; eles o manterão afastado da mulher imoral, da mulher leviana com suas palavras sedutoras”.

Só tem um jeito de nos livrar das coisas que nos afastam de Deus. Obediência aos mandamentos do Senhor. De todos esses princípios nesse texto, quero me ater só a um.
“...e no íntimo...” No íntimo fala de solidão, mas não essa solidão de se sentir isolado, rejeitado, falo de solidão quando estamos só.
No íntimo fala de quando estamos sós, qual o principio que rege nossas vidas? Muitos são santos demais dentro da igreja, muitos são homens e mulheres de Deus dentro da igreja, muitos são muitas coisas boas dentro da igreja, mas fora dela, não vivem nada daquilo que suspeitamos que fosse.
Não estou aqui acusando alguém de alguma coisa, estou somente abrindo nossos olhos para que sejamos fora da nossa casa o que somos dentro dela, o problema é que se vão nos aceitar fora dela.
Não temos que ser o que os outro querem que sejamos, tranqüilo enquanto isso, mas temos que realmente ser aquilo que em algumas vezes fingimos ser.
Perdoe minha sinceridade, eu preciso mudar muito, em muitas coisas, em muitas áreas, e não meço esforços para isso, com certeza não. Mas isso não me esquiva dos meus erros. Tenho que mudar por causa do principio, por causa do mandamento no íntimo, pela intimidade que falamos que temos, mas que na maioria das vezes, não temos.
Mas isso que estou falando aqui não é um sermão para você, não fique ofendido por isso, estou falando para mim mesmo, porque eu sei, e Deus também sabe, o quanto falto para alcançar a estatura do varão perfeito. Mas caminhemos assim, guardando os mandamentos do Senhor no íntimo, por que nisso, seremos livres das amarras do engano.

Em intimidade.

Marlon Barroso de Menezes.