terça-feira, 6 de maio de 2014

O coração de Davi



Pensei em muitas coisas relacionadas a esse tema como o homem segundo o coração de Deus, como o Pastor, como o Rei. Mas só me veio à mente o Coração de Davi.

Pensando um pouco sobre a vida dele sem mesmo antes de abrir a Bíblia, descobri algo que me intrigou. Davi teve 2 partes importantes em sua vida, uma parte não se parece com a outra. Em uma parte ele é extremamente zeloso, sendo quem em outra parte extremamente maquiavélico.

Descobri outra coisa também. Embora muitos líderes, inclusive eu, disse, pois segundo a palavra é isso que está relatado, Davi era o homem segundo o coração de Deus, ele não era um homem, era O homem. Mas em cima disso enumeramos muitas coisas o do porque Davi era o homem segundo o coração de Deus, mas uma deles eu quero logo derrubar, Davi não era segundo o coração de Deus porque se arrependia. Muitos relatam isso: “Ah, Davi pecou e depois se arrependeu, isso é um homem segundo o coração de Deus”, não, isso não tem respaldo. Eu mesmo já ministrei e muitas vezes fui ministrado achando e pensando que essa era a verdade.

Somente uma vez Deus menciona que Davi era segundo o coração d´Ele quando Deus já estava cansado dos pecados de Saul. Deus diz a Samuel em 1ª Sm 13.14 que Ele já tinha encontrado um homem como Ele gostaria que fosse Rei sobre Israel. Mas sabe o que é interessante todas essa historia? Quando Deus procurou Davi, ele não era Rei, mas pastor. Está ai a grande diferença, está ai o porquê de Davi ser um homem segundo o coração de Deus. Simplesmente porque era Pastor.

Olha o que diz em Jeremias 3.15: “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”.

Olha que tremendo, Deus nunca mais repetiu a cerca de Davi que ele era o homem segundo o coração d´Ele, mas tempos depois da morte de Davi, Deus volta e diz que dará as nações da Terra pastores segundo o coração d´Ele. Sabe o que isso quer dizer a mim e a você? Ser segundo o coração de Deus não é ser Rei, mas ser Pastor.

Deus nesse dia está levantando aqui nesse lugar homens segundo o coração d´Ele, homens que terão prazer pela Santidade d´Ele, pelo Reino d´Ele, pela obra d´Ele, por tudo o que Ele é.

Quando Deus procurou o homem segundo o coração d´Ele, Ele não procurou um Rei, mas um Pastor. Deus não procura reis pra reinar, Ele procura pastores para pastorear um grande rebanho.
Era verdade que Davi se arrependia pelos seus pecados? Sim é verdade, e ao contrario de muita gente, Davi não repetia os pecados antes cometidos. Mas esses pecados ele cometeu quando era Rei, não como Pastor.

Eu prefiro o Davi pastor, do que o Davi rei.

O Davi rei era prostituto, assassino, mentiroso e desobediente. O Davi pastor derrubava gigante e matava quem chegava perto das suas ovelhas, ele não dava chance para o pecado.

Três princípios que devemos aprender com o Davi pastor de como vencer o pecado e tudo o que nos rodeia. 1 Samuel 17.34-35

1-    Vencendo a adversidade.
 O leão na Bíblia que Davi matou apresenta isso, adversidades. O leão tem um apetite voraz, assim como muitas vezes muitos de nós temos. Apetites além do comum sobre o pecado. Incrível que como pastor, Davi obtinha vitoria sobre esses desejos, mas quando Rei se entregou a todos eles.

O leão também pode ser apresentado como orgulho. Como ele é o rei da selva, sempre imponente, majestoso, ele representa uma liderança que não se dobra. Muitas vezes a nossa soberba e orgulho acabam mais conosco do que as derrotas que temos.

Quando falamos de adversidades, falamos sobre isso, toda adversidade é o modo que Deus nos trata para baixarmos o nível do nosso orgulho. Todo orgulhoso Deus abate, mas quem é humilde se dobra e recebe a repreensão. O orgulho nos segue diante de uma provação, de um teste, a humildade nos leva a enxergar quem somos e o que Deus quer de nós quando passamos pelos testes.

Quando passamos por provações, confiamos no braço do Senhor e não no nosso. Davi quando era um Rei poderoso, fez um censo com o povo de Israel, algo proibido de se fazer, mas ele fez por soberba, pra mostrar o seu grande poder, com isso, trouxe conseqüência sobre todo Israel, somente em uma tarde, mais de 70 mil pessoas morreram pela desobediência do Rei Davi.

Nenhuma adversidade tem o poder em si para nos derrubar, toda adversidade vem para entendermos como é à força de Deus. Em nenhum momento das nossas vidas Deus vai se revelar com força nos nossos momentos bons, mas nos de adversidades. Quem passa por adversidades na verdade tem crédito com Deus, pois Ele que nos permite passarmos por tudo isso, para no final darmos glórias somente a Ele.

Adversidade é uma benção para um líder, porque nos mostra não como somos, mas como Deus age.

2-    Vencendo a Carne
Todos sabem que o Urso simboliza a carne, o Sarkos, que é o mesmo que sarcófago, ou seja, morte.
A morte é o salário do pecado, quanto mais nos entregamos à carne, mais morte será acumulada sobre a nossa história.
A vida de Deus precisa fluir de nós para que prevaleça a Vida, não a morte, quanto mais próximo do Senhor, mais longe do pecado e conseqüentemente mais longe da morte. A Santidade não atrasa a morte, mas valoriza a vida. Esse Urso da palavra nos leva a pensar tanto na esfera espiritual quanto física. Pois muitos de nós, chamados de crentes, por não fumarmos, bebermos ou usarmos drogas, nos largamos na comida. Interessante que você sabe qual o animal que a Coca-Cola usa nos seus comerciais? É o Urso, Incrível isso.  

Precisamos cuidar do espiritual, mas também do nosso corpo, pois o nosso corpo é o templo do Espírito Santo.

O Urso é um animal extremamente carnívoro, pesado, mas que consegue correr muito rápido, somente com uma patada sua ele é capaz de esmagar a cabeça de um ser - humano. E tem outra curiosidade muito grande na vida dele, ele dorme por quase sete meses por ano, o seu corpo gera energia através da gordura que ele come enquanto está acordado. Isso se chama o que? Preguiça. A preguiça é uma desatenção, uma falta de vigilância. Sabe como Davi pecou contra Bete-Seba? Enquanto os Reis saiam para guerrear, Davi preferiu ficar em casa, e enquanto ele estava passeando, avistou Bete-Seba, se encantou por ele, teve relações com ela, e por isso engravidou. Davi temendo ser descoberto, chamou Urias, esposo de Bete-Seba, para Urias ter relações com ela e assim mascarar a gravidez dela. Urias não achava justo dormir em casa enquanto o povo estava na guerra. Não dormiu e casa e depois voltou para a guerra. Davi com um plano carnal mandou Urias ficar na parte de frente da guerra, e com isso ele morreu. Mas tudo que está em oculto há de ser revelado. O que Davi fez em oculto, Deus fez com que o pecado dele fosse descoberto, e a sua própria família, como os seus filhos, em um momento de muita perversidade, transou com as mulheres de Davi na frente de todo mundo.
A carne nunca está satisfeita. Quanto mais ela é alimentada, mais ela quer. Temos os danos depois como doenças e muitas outras coisas, a carne pede e ela mesmo cobra.
Só existe um meio de vencermos a carne, fortalecendo o Espírito. Deus vai nos dar a mesma unção de José, que também era pastor, e com isso fugia da prostituição e preferiu a santidade do Senhor do que o clamor pelo pecado que a carne nos pede.

3-    Vencendo os gigantes.
Sabemos que os gigantes são anomalias na alma. Deformidades no caráter. São inimigos declarados que estão dentro de nós, e pior, às vezes são inimigos que não conhecemos. Golias antes de enfrentar o povo de Israel, estava metendo medo no povo, eles nem tentaram, e antes de tentar, já estavam com medo.

Esses gigantes são sentimentos facciosos, sentimentos contrários, de mania de perseguição. De achar que todo mundo está contra ele, somente ele está certo, todo mundo errado. Davi passou por isso, no caminho que ele já estava percorrendo para ser Rei, mentiu duas vezes pra ganhar ponto com os homens. Muitas vezes, os nossos gigantes nos impedem de fazer coisas para Deus, mas nos dá força para fazermos coisas para homens, para a carne.


Os gigantes nos impedem de romper, de avançar. Deus nos deu o espírito de coragem, não de temor. Deu-nos o espírito de luta, de garra, não de nos acovardarmos debaixo dos nossos medos e sentimentos.

Quando identificamos os nossos inimigos, fica muito mais fácil vencê-los.

Vencemos a adversidade pela perseverança, a carne com santidade e os gigantes pela cura na alma.

Não se desespere ou mascare suas lutas, prefira ter um coração de pastor, que se entrega em prol de outros, do que um coração de rei, que prefere matar os outros para ver os seus planos terem sucesso.