Qual é o meu modelo?
Segunda-Feira agora (dia 11.07.2011) fomos tentar assistir um filme, mas sabe como é né, em uma segunda, dia mundial do desconto em todos os cinemas, mesmo sendo no mês das férias, e sem esse desconto mundial (os caras querem ganhar mais), ficamos de um lado para o outro tentando encontrar uma “vaga” em algum Cinema. Chegamos cedo ao Plaza Shopping as 18:00hs só teria uma sessão as 22:00, não tinha condição, fomos a pé ao Millenium, chegamos por volta das 18:45hs, e teria uma outra sessão somente as 21:40hs, e lá seria um pouco mais caro (somente R$ 2,00, mas não é esse o principio, rsrs). Então começamos a trocar idéias do que iríamos fazer, éramos um grupo de 8 pessoas, todas ansiosas para assistir Transformes 3, mas já estávamos praticamente desistidos, pensávamos em lanchar, ou fazer outra coisa, quando alguém teve uma outra idéia: “Vamos no Amazonas Shopping?” , todos pensaram, vamos andar mais um pouquinho, é próximo, vamos ver no que da né? Somos indesistiveis mesmo (se você não é de Manaus deve estar pensando, como eles foram em 3 Shopping´s tão rápido? É porque esses 3, ficam próximos um do outro). Pra encurtar a historia, lá chegamos por volta das 19:30hs, tinha um sessão as 20:30hs, menos mal, todos podemos assistir que ficará legal na hora da saída, fizemos um lanche rápido e entramos.
Você deve estar se perguntando, que historia é essa? O que isso tem haver com Modelo?
Pois bem querido, vou lhe contar uma coisa. Em Manaus, tínhamos um Cinema que todos ficavam admirados, que era esse do Amazonas Shopping, fazíamos filas e mais filas para entrarmos nele. Mas em 2002, começou a inauguração de vários novo Cinemas em Manaus, Cinemark, Cinemais, Play Art, todos com telas gigantes, som 5.1, uns com sistema 3d, e o povo de Manaus ficou mais seletivo quanto a cinema. Nunca mais o Cinema do Amazonas Shopping foi o mesmo, o que era Modelo de um ótimo Cinema, virou modelo de um cinema antigo, com poltronas desconfortáveis, som ruim e tela pequena. Mas até pouco tempo atrás não era assim. As poltronas não eram tão desconfortáveis assim, o som era ótimo, e a tela era enorme, pura relatividade. O que antes para nós era formidável, virou padrão do que não presta. E é nisso que eu quero falar, quero começar nossa reflexão de hoje, quem é o nosso Modelo, o que serve de inspiração para nós?
“Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis”. Êxodo 25.9
Todo o capitulo de Êxodo 25 fala da excelência que era para fazer o Tabernáculo, tomaram ouro, madeiras nobres, tudo o que era do melhor na época, tomaram para fazer o Tabernáculo.
A nossa mente precisa dar um salto para frente, ou seja, temos e precisamos nos despir do velho, do modelo antigo, para tomarmos o melhor modelo para nós. Muitos estão escondidos ainda em trajes de pecado, do velho homem. Precisamos do novo, de um novo caminho, de um novo conhecer.
“Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos”. Colossenses 3.9
“Melhor é a criança pobre e sábia do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar”. Eclesiastes 4.13
“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano”; Efésios 4.22
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. II Coríntios 5.17
“19 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus. 20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne”. Hebreus 10.19-20
Tudo novo Deus nos pede. O Senhor tem um anseio em Seu coração, que possamos melhorar nosso Modelo, daquilo que temos para construir. Eu vejo muitas pessoas se contentando com o pouco, quando podemos ter o muito. Pessoas que são de um certo modo até boas, simples, mas que não querem sair de onde estão, preferem a ruína do pecado, preferem se esconder, preferem fazer o errado, por que se escondem nisso, do que fazer o certo, não importando o quanto vai doer. Esse não pode ser nosso objetivo, o nosso padrão de vida por o que queremos precisar aumentar, porque se não for assim irmãos, quando chegarmos no céu, existirão pessoas que vão desmaiar quando virem as ruas de ouros, e todo a excelência do que tem nos Céus, porque? O nosso padrão sempre foi baixo, por acharmos (raiz romana) que ser pobre, ou não ter muita coisa, é o que a Bíblia nos pede, engano puro.
Deus quer dar o melhor para seus filhos, e esse melhor é Santidade, Saúde mental e física, Riquezas, Excelência, tudo isso é nosso por direito e por herança.
Nosso padrão não poder ser o passado como um Cinema antigo que era sucesso, que servia para nós na época, porque era tudo o que tínhamos.
Hoje temos Cinemas melhores, que dentre tantas coisas, nos mostra que ainda precisamos aumentar nosso padrão, sabe porque? Porque mesmo ainda tendo Cinemas melhores, existem pessoas que ainda gostam do antigo. E você, está mais afim do novo, ou do antigo?
Pense nisso.
“Mas o homem nobre faz planos nobres, e graças aos seus feitos nobres permanece firme” (NVI). Isaias 32.8
Marlon Barroso