“Não havendo sábia direção, o povo cai, mas, na multidão de conselheiros, há segurança”.
Existem dois caminhos existentes nesse texto, um de queda e o outro de segurança. Qual deles está sendo buscando por nós? Importa dizer que aqueles que caem, caem por não ter um conselho sábio, ou seja, ele teve sim um conselho, mas o problema que esse conselho, não foi sábio. Precisamos tomar cuidado de quem estamos ouvindo determinados conselhos.
Não é para sairmos por ai buscando conselhos de um e de outro, precisamos saber a quem buscar.
Vemos hoje jovens buscando muitas direções, tropeçam, caem, por quê? Porque os ídolos que eles buscam, podem até ter uma direção, mas não tem o caminho. Existem pessoas que andam na contramão de uma rodovia movimentada, qual será o fim delas? A morte será o fruto. Quem anda sem direção é fruto de morte, e quem anda com direção errada pensando ser a certa por um tolo conselho, pior ainda, por que além de se perder, levam muitos a perdição.
São artistas, atores, atrizes, cantores, cantoras. Que foram colocadas como modelos para essa geração, eles até dão uma direção, mas é tola. Inundada de drogas, tristezas, depressões, bebidas, jogados aos seus prazeres, amantes mais de si mesmos do que de Deus, 2ª Tm 3.1-5.
Mas por um outro lado, existem aqueles que são doces, que nos ensinam, nos levam ao bom caminho, nos dão uma direção, e nos colocam no caminho certo, pois existem direções que até por um momento são bons, mas por um só momento, mas são direções de morte. O que adianta ter uma boa direção, mas não estar no caminho certo? Existem pessoas que fazem até muito mais do que crente evangélicos, fazem mesmo. Acordam de madrugada para dar de comer aos pobres, vestir aos que estão com frios, fazem isso com prazer, não querendo algo em troca, estão na direção certa, mas no caminho errado.
Temos que ouvir aqueles que observam um bom conselho e nos mostra um verdadeiro caminho, isso quer dizer o que? Que precisamos dar conselhos que nós mesmos seguimos. Existem muitos lideres que falam para seus discípulos fazerem, mas eles mesmos não fazem. Mandam os discípulos (isso mesmo, mandam) fazerem algo, mas eles mesmos não fazem. Dar um conselho sábio é uma direção, mas o caminho temos que levá-los a mão. Discípulos ouvem muito mais nossas vidas do que nossas palavras, sejamos pois mais práticos naquilo que falamos, do que teóricos na nossa vivencia diária, vamos fazer para, não mandar para.
O mundo está cheio de pessoas que falam mas não fazem, qual precisa ser a nossa diferença para com ele? Fazer para falar, não falar para fazer, vier o que pregamos, não pregar o que não vivemos.
Hipocrisia o mundo já tem, será que a Igreja precisa de mais? Vamos ser usados por Deus queridos, e não para sermos escândalo para o mundo.
“Terei por dentro algo que eu possa mostrar. Que a minha vida faça o mundo TE olhar.” Rodolfo Abrantes – Álbum: Enquanto é dia, 2006. Canção: Ele não falha
Marlon Barroso