quarta-feira, 31 de julho de 2013

O tempo, as circunstâncias e as provas. Parte 1, o Tempo


Existem 3 tipos de obstáculos que podem matar ou aquecer a sua promessa. O Tempo, as circunstâncias e as provas. Nenhuma delas pode te vencer, mas você terá que passar por todas elas.

O tempo tem o poder de matar o desejo. Existem muitas estatísticas de casais que se deixaram porque simplesmente um fala para o outro que o amor acabou, a monotonia matou o amor, o costume matou o amor. Isso existe? O amor acabar? Não podemos fechar nossos olhos para isso, para algumas pessoas é a mais pura verdade. Como dizia Pastor Cirilo, o tempo é a inimiga da paixão. Tanto que Jesus nos mostra que precisamos voltar ao primeiro amor, as praticas das primeiras obras. Entendo (isso é um pensamento exclusivo meu) que voltar ao primeiro amor não é ter aqueles sentimentos que tínhamos no inicio, mas é viver as novidades do Eterno a cada instante, a cada segundo, a cada minuto.

Só se acaba o amor quando não o aquecemos.

Creio que é uma verdade quando alguns falam que com o passar do tempo o amor foi esfriando, mas esse amor esfriou por descuido pessoal, de vacilo que se comete durante a caminhada. Como dizia a canção, toda promessa passa pelo teste do tempo.

Não podemos ter nas mãos hoje aquilo que só teremos maturidade de ter amanhã. O tempo pode ser o nosso inimigo se não aquecermos as promessas velando por elas, mas o tempo pode muito bem ser o nosso amigo se incendiamos a promessa com o fogo chamado fé. A promessa vai se cumprir, até pode demorar aos nossos olhos, mas na hora que mais se precisa, na hora certa, ela vai se materializar.

Devemos compreender que existe tempo para tudo e para todas as coisas, o que precisamos colocar no coração é que a ansiedade nos tira do foco, e entender que Deus tem o tempo d’Ele para que se cumpra tudo que Ele mesmo prometeu.

Sabe quando a Promessa vem e se materializa? Quando o tempo de Deus se alinha com o nosso tempo. As lutas não afastam aquilo que é nosso, na verdade as lutas são instrumentos da parte do Senhor para aproximar o cumprimento da promessa.

Se nos distanciarmos dos obstáculos por um instante e começarmos a avaliar de longe aquilo que nos cerca, veremos que precisamos de lutas, de batalhas para nos aproximarmos do alvo, da meta.

Podemos prolongar ou encurtar o tempo da promessa se cumprir. Lembra do povo no Deserto? Deveriam ficar alguns dias, mas por causa da língua felina ficaram 40 anos. Mas Daniel abriu até um Jejum para ver a promessa se cumprindo, ficou dias em oração esperando e a resposta veio antes do que ele imaginava.

Se na perfeição do Senhor você colocar toda a sua ansiedade e medo, o tempo pode se tornar o seu amigo, basta tratá-lo bem e as promessas vão se cumprir.

Não tenha medo se o tempo vai esfriar o seu coração, mas se sinta desafiado a enfrentar o tempo e sair vitorioso, isso depende exclusivamente de você.


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Quando eu era menino

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”.
1 Coríntios 13:11

Existem dois personagens nessa história, um menino e outro homem, mas na verdade estamos falando da mesma pessoa. Um homem que deixou de ser menino, ou podemos falar, um menino que virou homem.

Muitas vezes observamos que quando lemos esse versículo, entendemos que ele fala de maturidade, que o menino um dia tem que deixar as coisas que o prendem como menino. O homem tem que virar homem. Mas vamos refletir em algo, muitos de nós já pensamos várias vezes, como era bom ser criança, não tinha contas para pagar e vamos atrás de vários argumentos, embora existam outros tipos de pessoas que detestavam serem crianças porque essa fase foi muito ruim.


O que quero passar para você nesse texto é uma coisa só, maturidade é a finalidade de quando éramos criança, é o fim de uma época. Precisamos renunciar o que nos prendem como crianças.

Muitos ficaram estacionados pelo o quanto foi bom ser criança, mas existem muitos que ficaram estacionados por quanto foi ruim ser criança, e tanto um quanto outro está preso em um passado que não os deixam galgarem uma maturidade, não os deixam alçarem vôos mais altos por ainda acreditarem nas criancices da vida.

Brincar não é coisa de criança somente, mas é a atividade principal de uma criança. Muitos adultos ainda brincam não de bonecas ou de carrinhos, mas brincam com os sentimentos próprios e os sentimentos de outras pessoas.

Vale alertar que esse versículo isolado está dentro de um contexto que fala sobre amor, interessante notar isso, pois o amor é o que sentimos dos nossos pais quando nascemos dos amigos quando nos desenvolvemos dos romances que encaramos e pelo reconhecimento do amor puro do Pai.

Não podemos brincar com os nossos sentimentos e muito menos brincar com os sentimentos de outras pessoas, devemos primeiramente entender que o amor do Pai é, o amor que tira a criancice de dentro de nós e nos revela a maturidade de um amor perfeito, que nos faz ver, falar e sentir como pessoas maduras e corretas em todo o seu proceder.

Maturidade é a finalidade de um tempo. Ser criança poderia ser bom, mas ser maduro pode ser melhor ainda.



quarta-feira, 17 de julho de 2013

Em tudo tem o escape - A estória da mula!!!

"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar".

I Coríntios 10.13

Existe um desejo de muitas pessoas de se livrarem de situações adversas nas suas vidas, muitos vêem os obstáculos como um modo de paralisarem os seus sonhos e suas metas. 

Vou dar uma noticia pra você que eu não sei se irás gostar, de uma forma ou de outra, teremos que passar por vários obstáculos, por várias lutas. 

O importante aqui não é frisar as lutas, o importante aqui é frisar o escape. Sabemos que existem lutas, mas que elas não ultrapassam o tanto que podemos suportar, embora os nossos sentimentos queiram nos enganar dizendo que são mais pesados do que realmente podemos carregar. Nessas horas nunca podemos confiar nos nossos sentimentos, eles podem nos trair. Temos que fechar com a Palavra. 

A diferença na verdade não está nas tentações que passamos, mas como passamos por elas, veja essa história:

Um dia, uma mula caiu num poço seco com muitos metros de profundidade. Não havia jeito de se tirar a mula do poço.
Então o dono da mula, pensando que ela teria se machucado muito com a queda, decidiu que matá-la seria um ato mais misericordioso que permitir que ela morresse de fome. 
Sem conseguir pensar em outra maneira melhor de liquidar o animal, o dono jogou o lixo que estava em seu caminhão sobre a mula.

Mas a mula se recusava a ser enterrada. 

A mula, em vez de se deixar enterrar viva, livrou-se rapidamente do lixo, pressionando-o com os pés e, desse modo, ficando alguns centímetros acima de sua posição original. Outra leva de lixo foi jogada no poço com o mesmo resultado.
Vagarosamente, a mula subiu centímetro a centímetro até o poço ficar cheio até quase o topo. Então a mula, satisfeita como se nada estranho tivesse acontecido a ela, saltou para o chão firme e seguro. 

Quem sabe algumas pessoas se sintam ofendidas em ter uma mula como exemplo de vida. No entanto, algumas pessoas nunca aprenderam o que a mula já sabia – muitos dos reveres (lutas, obstáculos) designados originalmente a nos destruir, se usados de forma correta, podem ser exatamente as coisas que nos levam ao topo.

Não se porte como coitadinho por causas das lutas, mas como um guerreiro que usa as adversidades como um passo mais largo para uma vitória mais larga, creia nisso.

Se não quiser usar o exemplo da mula, tome o seu mesmo, porque eu sei que mesmo em meio as muitas lutas que você passa, você já foi vitorioso em muitas delas.



sexta-feira, 31 de maio de 2013

Eu Ainda Acredito Nas Promessas

Conversando com a minha mente, percebi algo que anda acontecendo muito com muitas pessoas, com o passar do tempo, elas andam desacreditado nas promessas. Como dizia PrCirilo: "O tempo é morte". Isso tem sido uma verdade muito grande. Pois logo quando nascemos, já temos data para morrer. Mas o tempo tem matado algo muito maior, a paixão, e o desejo de ver algumas promessas se cumprido. 

Existem tempo para cada promessa se cumprir. Eclesiastes capitulo 3 fala sobre isso, existe tempo para tudo. Existe tempo para plantar e tempo para colher. Cada tipo de arvore tem as suas datas para o plantio e para a colheita. O coco, por exemplo, a colheita é feita após 7 meses do plantio. O maracujá somente 1 ano após. Existem frutas como a Jabuticaba que podem ser feitas até 5 colheitas por ano, tremendo isso. Existe uma Árvore segundo Apocalipse 22.2 que dá seu fruto de mês em mês e as folhas da árvore são para a saúde das nações.

O nosso trabalho no Senhor não é em vão, tudo que fazemos em direção d´Ele recebemos a recompensa da parte d´Ele. Não podemos deixar que o tempo mate a nossa fé. Nós ainda iremos ter uma multidão, nós ainda iremos conquistar essa cidade.

Muitas pessoas passaram de tempos em tempos, não conseguiram ganhar uma alma e desistiram, não conseguiram uma célula e desistiram, tiveram célula e perderam e desistiram. Até conseguiram seus 12 e desistiram. E existem até aqueles que nem começaram e já desistiram.

Não somos dominados pelo tempo que vivemos, mas somos escravos da promessa que cremos.

Um dia eu estava em um Encontro com Deus e dois jovens que estavam ali conversando entre si que tinha faltado trabalho para estarem trabalhando no Encontro. Eu falei que Deus iria honrá-los, eles olharam um para o outro com um tom de ironia e falaram: “Já ouvimos muito isso”, como se não cressem mais naquilo, pois já ouviram muito. Precisamos tomar cuidado, pois por mais que algumas promessas ainda não tenham se cumprido, isso não é a garantia que elas não vão se cumprir. Ainda precisamos crer nas promessas por mais que o tempo passe.

Deus vem no tempo certo, no tempo correto.

Voltando para as árvores, cada uma tem o seu tempo de colher, e não pode ser antes, pois está verde, e não podemos demorar em colher, porque ela pode apodrecer. É mentira do diabo dizer que Deus tarda mas não falha. É verdade que Deus não falha, mas é mentira dizer que Ele tarda, Ele sempre vem no tempo correto.

2ª Pedro 3.9: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”.

Toda promessa passa pelo teste do tempo. Imagine comigo se todos nós logo quando nascemos já fossemos grandes, sabedores de tudo, já fossemos capazes de andar, de falar, de fazer tudo quanto um homem maduro faz. Aconteceria o seguinte, na primeira queda não saberíamos como nos levantar, na primeira mordida na língua não saberíamos que a dor passa e volta ao normal, na primeira topada do dedo, não saberíamos a quem recorrer. Tudo pelo que passamos na vida é um aprendizado para o futuro. O tempo é uma escola onde somos os alunos, cabe a nós tirar boas notas. Não posso ter tudo que eu quero ou que eu preciso sem antes passar pelo tempo de amadurecimento. Antes de andar preciso saber engatinhar, antes de correr preciso saber andar, tudo tem o seu tempo.

O tempo passa e pode até matar o nosso corpo físico, mas ele não tem poder para matar os nossos sonhos e as promessas que Deus tem para cada um de nós.

Experiências são para a vida, não para a morte. Fatos que acontecem no nosso cotidiano são para crescimento pessoal, não para desajuste. Até crises são benéficos para nós, pois em meio delas sabemos o poder que temos em orar e mesmo em meio à crise, vencermos. As lutas da vida não são para te destruir e te deixar amargo. Mas para ter armamento suficiente para não destruir e amargurar o próximo.

Mas mesmo assim, não posso deixar que a promessa morra em meu coração, pois ela vai se cumprir. Quando eu deixo de crer nas promessas, eu deixo de crer que Deus é Deus e que o tempo é maior que a promessa. O tempo não é maior que a promessa, e não vai afogar o que Deus tem para nós.

Grandes homens e mulheres de Deus passaram pelo tempo, mas mesmo assim foram condecorados com a recompensa da promessa.
*Abraão viu o filho da promessa nascendo.
*Jacó se tornou Israel e viu a promessa de uma grande nação nascer.
*José viu o seu sonho ser realizado anos depois.
*Josué viu a conquista anos após ser lhe dado a promessa.
Todos eles creram e tempos depois viram. Todo líder crer para ver, toda derrotado precisa ver para crer.

Qual dessas duas classes você se identifica? O que espera e continua crendo, ou o que joga tudo para o alto e esquece-se de tudo aquilo que viveu e que foi prometido para você? O que a sua boca está dizendo na verdade não tem muita importância, mas o tempo que você esta passando e o quanto ainda crê é o que na verdade interessa.

Espero ver você no futuro com tudo àquilo que é seu, pois foi o tudo que pelo qual Jesus morreu, e o tudo foi o que Deus lhe prometeu.







segunda-feira, 20 de maio de 2013

Quando o sonho se torna um milagre.



Pensei várias vezes como eu iria começar essa história. Pensei em velhos clichês como: Era uma vez, vou lhes contar uma história. Mas o que na verdade vou contar é sobre um sonho.

Anos atrás, para ser mais preciso dia 16 de Novembro de 2002, eu e minha esposa casamos. Em uma cerimônia simples, com muita unção e com muita alegria. Começamos as nossas batalhas como casais que como todo começo tem os seus problemas, incompatibilidades não de gênios, mas de culturas familiares diferentes. Passamos por isso sem trauma algum, foi quando começou o nosso maior desafio. Depois de três anos tomando pílulas anticoncepcionais, minha esposa e eu decidimos que já estava na hora de aumentar a família.
Tentamos por um ano inteiro, e amado, como é bom tentar, é a melhor parte. Mas nada veio, foi quando começamos a procurar por fazer exames. Minha esposa começou a fazer todos os tipos de exames possíveis, vários exames. Resultado? Tudo certo. O meu preconceito e por que não falar machismo, não admitia que tivesse algo errado comigo. Todos na minha família eram saudáveis, e por que eu não seria? Muitos médicos nos diziam que ainda poderia ser resultado das pílulas, e tínhamos que esperar, foi quando eu comecei a fazer os meus exames. Dois em particular. Para a nossa surpresa, mas muito mais para a minha, os dois exames foram desanimadores. O primeiro aparecia com alguns problemas de veias estouradas, um tipo de trauma ocorrido em alguns homens chamada de Varicocele, fruto de alguma brincadeira de meninos quando criança. Aquelas que os pais precisam tomar muito cuidado, brincadeiras inocentes como bater nos testículos. Isso custou muito. E o outro exame chamado de Espermograma, que é pra ser medido o nível de espermatozoide, esse foi o mais desanimador. O trauma, ocorrido pela Varicocele, teve como consequência a diminuição de nível de espermatozoide. Para você ter uma ideia, o mínimo para se engravidar são 20 milhões de espermatozoides por um mililitro de esperma, e eu tinha no primeiro exame, menos de 7 milhões, e depois de um outro exame, diminuiu mais ainda para 3 milhões.
O primeiro médico que visitamos me deu um baque muito grande. Quando ele pegou o exame, levantou a cabeça e já de imediato falou: “É impossível você ser pai por métodos naturais”. Por um descuido nosso somente eu entrei no consultório, a minha esposa ficou do lado de fora. Parece que foi um cerco, sai de lado sem chão. Por muito tempo a minha mente tinha me pregado uma peça que na hora que eu quisesse, eu poderia ter, quando na verdade não foi bem assim.
O resultado do exame caiu exatamente no dia da reunião de 12 com os meus líderes. Sai do consultório direto para lá esperando receber uma palavra de consolo. Recebi, mas mesmo assim por dentro, destruído. Minha esposa chorando e tudo mais. Confesso que mais conflitos ainda me atordoaram na minha mente.
Foi quando começou mais algumas que queriam nos destruir. No começo de 2008, um ano profético, no primeiro dia, em um jogo de futebol, quebraram a minha perna, passei quase 9 meses de muleta, por um erro médico. Melhorei, ainda com sequelas. Passou mais um ano, e quando em Outubro de 2009 veio mais um baque. Nossa empresa, uma loja de confecções no primeiro Shopping de Manaus, por problemas de fios elétricos de outra loja, pegou fogo. Em menos de 10 minutos todo o galpão do shopping estava sinistrado. Juntamente com a nossa empresa de 14 anos, uma história construída estava abaixo.
No meio de tudo isso, eu e minha esposa estávamos correndo atrás de tratamentos para engravidar. Os tratamentos eram caros. Em todos que íamos, somente um tratamento seria o apropriado para nós. A fertilização in vitro. Um tratamento muito caro e não teríamos uma segurança exata, poderíamos gastar 22 mil reais, e mesmo assim poderia não engravidar. E com o sinistro da empresa, ai sim que não teríamos como fazer. Muitas profecias, muitas palavras de benção sobre nossas vidas, mas sinceridade nos machucava mais do que nos ajudava. Todos os anos, no fim do ano, vinham sobre nós: “Esse ano vai vir”. Confesso que tanto eu quanto a minha esposa nem ouvíamos mais, falta de fé? Com certeza não. Medo de nos magoar? Com certeza sim.
Só quem passa por isso sabe do que estou falando. Muitos conflitos, muitos mesmo. Passando ano após ano, víamos muitos engravidando, tendo os seus filhos, não batia nenhum tipo de inveja, longe de nós isso, mas nos perguntávamos por que não acontece conosco? Difícil.
Oramos muito, jejuamos muito, ofertamos muito, muitos propósitos foram feitos. Não digo para você que não valeu de nada, isso tudo foi uma base construída, pois tudo que fazemos tem uma direção para alguma coisa, seja ela boa ou ruim.
Lembro-me de um dia que eu e minha esposa sentamos juntas e decidimos não deixar mais isso nos magoar, contaríamos esse desafio por onde fossemos, não buscando ajuda, nem pena dos outros, mas para que todos vissem que o Deus que servimos ainda faz milagres.
Descansamos, foi isso que eu e minha esposa decidimos, descansar n´Ele. Incrível que somente agora percebemos isso.
Quando decidimos descansar, foi no sétimo ano (da noticia) que decidimos isso, no ano do milagre em 2012. Muitos achavam, e até mesmo eu, que o milagre viria no ano de 2012, mas como o nosso tempo não se compara com o d´Ele, não foi em 2012.
Mas você pensa que os desafios pararam por ai? Em 2011 eu e meu irmão decidimos abrir outra empresa, antes da outra loja ter pegado fogo, tínhamos duas, minha família e eu. Mas quando aconteceu o sinistro, ficamos somente com uma. A nossa ideia era abrir mais uma empresa, na base de milagre, abrimos, mas um ano depois, por não termos muitos recursos, fechamos. Saímos de um ponto, agora somente eu e minha esposa, abrimos outra em 2012 em outro ponto, sabe o que aconteceu? Quatro meses depois também não deu certo, fechamos novamente, mas ai foi quando tudo aconteceu...
Um dia depois de termos fechando essa outra loja, eu e minha esposa, e a equipe dos meus mentores, fomos consagrados pastores, tudo foi muito lindo, profético e debaixo de uma unção incrível. Mais de quarenta pastores no Altar, que imagem tremenda.
Sem nos tocarmos, eu e minha esposa estávamos sem emprego, sem renda, contas para pagar, mas sabe o que é mais incrível nisso tudo? Descanso. Nunca tínhamos passado por isso, sermos totalmente, 100% dependentes do Senhor. Supridos em tudo, sem falta de nada. Somente quem serve um Deus de milagres consegue passar por qualquer tipo de prova e não murmurar de nada. Não é fácil, confesso, mas é possível.
Enquanto estamos ansiosos, duvidas pairam, mas quando descansamos, a certeza brota.
Começamos 2013 com muitos desafios, ministeriais, profissionais. Mas em tudo descansados.
Pra resumir a história. Foi quando começou o atraso do clico menstrual da minha esposa. Pelas contas que faço (acredite, eu sei quando vem rsrs) ela teria que menstruar dia 5 de Maio, que seria em um Domingo. Ela juntamente com a ApªLene tinham viajado para ministrar em um Congresso em Recife, elas chegariam no Domingo. Eu sabia que logo quando elas chegassem, ela já estaria “naqueles dias”. Foi por minha surpresa quando ela disse que não. Nem eu e nem ela ligamos, atraso de um dia é normal. Ela tinha todos os sintomas pré-menstruação. Mas foram se passando os dias e nada. Foi quando dia 15 (dois dias após o aniversário dela) eu meio sem jeito perguntei: “Será?”. Tivemos a ideia de comprar um teste de farmácia e fazer no outro dia. Confesso pra você que não tinha nenhum tipo de ansiedade nisso. Praticamente todos os anos, ela atrasava alguns dias. Teve um ano que ela atrasou 7 dias. Esses foram algumas tristezas, fazíamos os exames na expectativa da gravidez todas as vezes que ela atrasava, então preferíamos guardar o coração em relação a isso. Esses exames de farmácia pedem que sejam feitos na primeira urina do dia. Quando foi mais ou menos cinco horas da manhã da quinta-feira, minha esposa me acorda me pedindo uma ajuda, ela não sabia o resultado direito. Eu meio sonolento ainda, olhei, vi o resultado, e para a minha surpresa, GRÁVIDA. Chorei muito, mas chorei demais, beijava a sua barriga, agradecia a Deus. 
Um misto de várias emoções, turbilhões e mais turbilhões de pensamentos. Queria sair dali correndo gritando a pleno pulmões pela rua na madrugada mesmo. Ligamos logo pela manhã para os nossos pais, logo após ligamos para os nossos mentores. Uma alegria imensa, não tinha sorriso maior no meu coração e no meu rosto. Mas tínhamos que confirmar fazendo exame de sangue. Tinha que fazer algo nessa manhã, então fui para um canto, ela com um discípulo foram fazer o exame. Mas quando foi a minha tristeza, às quatro e meia da tarde ela recebe o exame com o resultado negativo. Eu não acreditava como o resultado pela manhã deu positivo e o de sangue negativo? Fiquei triste, meu semblante caiu. 
Minha esposa não sabia como me dar esse resultado. Passou a Sexta-Feira e eu pensando nisso. Foi quando sem eu souber, ela compra mais um teste de farmácia, resultado? Positivo. Ela comprou outro, resultado? Positivo. Quando pela tarde no Sábado ela me conta, eu meio triste ainda disse: “Vamos esperar mais uns dias e fazer o de sangue novamente”. Foi quando um anjo nos ligou, uma irmã de célula. Disse-nos que conhecia um médico que nós iríamos já pela tarde no Sábado mesmo fazer outro exame de sangue. 
Chegamos ao Hospital, entramos, passaram o exame, e ela fez, 15 minutos depois, a srª que entregou o exame falou exatamente essas palavras: “Prepare o enxoval, você está grávida”. Fizemos imediatamente um ultra som. O bebê já tinha 5 semana e 6 dias. A alegria perdeu a voz nessa hora, não sabíamos o que falar, não sabia nem expressar o que sentíamos. Só tínhamos uma coisa a fazer, agradecer. Recebemos o resultado às 5 da tarde, finalizando o Shabat, o que o Shabat representa mesmo? Descanso. 
Deus não nos permitiu saber o resultado na Quinta-Feira por que Ele queria que recebêssemos no dia do descanso, pois foi isso que nos deu a vitória, descansar n´Ele.
Contamos para os nossos pais novamente, contamos para os nossos líderes e debaixo de conselho dos nossos mentores por fim contamos no Altar do Senhor, pois foi naquele altar que fizemos tantos propósitos, e seria naquele Altar que muitos saberiam que o Deus que servimos, faz de um Sonho, um Milagre.

“Porque para Deus nada é impossível”. Lucas 1.37
“Os que semeiam com lágrimas colherão com alegria”. Salmos 126.5

domingo, 10 de março de 2013

Refrigerantes, é bom, mas mata

Aula sobre refrigerantes'

Na verdade, a fórmula 'secreta' da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles vão cair matando.

A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da Coca-Cola e é proposital exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente porque não conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da Coca-Cola que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.

Entre outras coisas, tive que aprender tudo sobre refrigerante gaseificado para produzir o guaraná Golly (nos EUA), que usa o concentrado Brahma. Está no mercado até hoje, mas falhou terrivelmente em estratégia promocional e vende só para o mercado local, tudo isso devido à cabeça dura de alguns diretores.

Tive que aprender química, entender tudo sobre componentes de refrigerantes, conservantes, sais, ácidos, cafeína, enlatamento, produção de label de lata, permissões, aprovações e muito etc. e tal. Montei um mini-laboratório de análise de produto, equipamento até para analisar quantidade de sólidos, etc. Até desenvolvi programas para PC para cálculo da fórmula com base nos volumes e tipo de envasamento (plástico ou alumínio), pois isso muda os valores e o sabor. Tivemos até equipe de competição em stock-car.

Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio na lata) e voc ê verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado. É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser 'very low sodium') que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de 'açúcar' (sacarose).

É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro... Isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA!...

- Fórmula da Coca-Cola?...

Simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS - High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o artofosfórico 'chupa' todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão... (claro, se tirar, a Coca-Cola ficará com gosto de sabão).

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto.

O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes. Tem uma empresa química em Bartow, sul de Orlando. Já visitei os caras inúmeras vezes e eles basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos. Sais concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão! Eles produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados, até comida colorida e aromatizada.

Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas, que deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja, abacaxi, morango, e tantos outros (comentei). O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja; morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico do abacate.

O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr. Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria Coca-Cola. Esse refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificação em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento, nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste americano. Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, além de ajudar a renovar a graxa dos eixos das carroças. Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do tal famoso Dr.Pepper que vende muito por aqui.

- Refrigerante DIET

Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não uso nem para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de pvc... Olha, só para abrir os olhos dos cegos: os produtos adocicantes diet têm vida muito curta. O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo.

Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar 'edge' no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai... A lista é enorme.

Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar: Sabe qual é o melhor refrigerante? Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e gelo... Mais nada !!! Nem açúcar, nem sal.

**O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE**
Primeiros 10 minutos:10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.
20 minutos:O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).
40 mpurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.
60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação.a tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

*Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais.
Seu corpo agradece!*