sexta-feira, 8 de julho de 2011

Alimento Diário: Santidade, uma chamada sem negociação

1ª Pedro 1.13-18

“13 Portanto, estejam prontos para agir. Continuem alertas e ponham toda a sua esperança na bênção que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado. 14 Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes.15 Pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo.16 Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Sejam santos porque eu sou santo.”17 Quando oram a Deus, vocês o chamam de Pai, ele que julga com igualdade as pessoas, de acordo com o que cada uma tem feito. Portanto, durante o resto da vida de vocês aqui na terra tenham respeito a ele.18 Pois vocês sabem o preço que foi pago para livrá-los da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Esse preço não foi uma coisa que perde o seu valor como o ouro ou a prata.19 Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha”.

Todo o mundo foi governado por uma idéia, até hoje ainda somos. Uma idéia é mais poderosa do que a morte, tanto que somos governados por idéias de pessoas que já morreram. As escrituras nos revela isso, que algo para dar fruto precisa primeiro morrer:

“Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” João 12.24

Hoje temos ideologias, filosofias, de pessoas que já morreram. O mundo hoje é governado por pessoas como Platão, Sócrates, Aristóteles. Eles inventarão a idéia DEMOCRATA, de onde vem o conceito da Democracia, e essa turma eram gregos, então hoje podemos dizer que os países onde se submetem a idéia da democracia, são governados de uma forma ou de outra pelos gregos. Os gregos dirigem a América, boa parte da Europa e em muito outros lugares. Uma idéia é tão forte, que se você tentar matar uma idéia, ela se multiplica, como em João 12.24 nos explica. Por isso quem inventou o terrorismo está morto, mas a idéia do Terrorismo ainda nos atormenta até hoje.

Não podemos matar uma idéia com uma arma, com um canhão, com caças, isso é terrorismo contra terrorismo, se entendermos que uma idéia é mais forte que a morte.

Então como se mata uma idéia? Como se destrói uma idéia? Fácil, porém a aplicação dela seja debaixo de uma guerra, de uma luta ferrenha. Destrói-se uma idéia, com outra idéia muito melhor.

Quando lemos João 1.1;3 lemos assim:

“1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus; 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”.

Essa palavra VERBO nesse texto, teologicamente falando é LOGOS, que é de origem grega, de onde traduziu verbo, e o significado dessa palavra é Idéia. Logos é a expressão de uma Idéia. Então se quero entender mais de Deus, preciso estudar sobre Jesus, porque a expressão da Idéia de Deus está em Jesus. Jesus é a expressão exata da idéia de Deus, e todo o conjunto que vem de Deus, todas as fatias do bolo que Deus tem proposta de nos abençoar, vem de Jesus.

Então, a expressão da idéia de Deus foi moída, foi morta através de uma cruz, para que a Idéia de Deus fosse plantada no coração do homem, e através da morte de Jesus, toda a idéia que Deus tem para nós fosse revelada.

Deus tem uma idéia, um modelo, e essa idéia, esse modelo, só pode ser imposta dentro de nós, colocada dentro de nós, quando entendermos que somos frutos dessa idéia maravilhosa de Deus, de fazer com que o seu filho morresse por nós, para que tivéssemos todo o direito que tínhamos no inicio, no Éden.

Deus tem uma idéia para nossas vidas, e essa idéia é que vivamos 100% para ele, porque o preço que precisamos pagar para estarmos com Deus, já foi feito, através da idéia expressa d´Ele que foi morta, mas ressuscitou.

Porque tive que levar você para entender sobre idéia se na verdade estou falando aqui de Santidade? Porque uma coisa não caminha sem a outra, só existe Santidade, quando temos relacionamento com a Expressa Idéia de Deus, ou seja, com Jesus. Apº Marcio Valadão fala que Santidade sem relacionamento é religiosidade, mas intimidade com Deus gera Santidade. Eu acredito nessa máxima, eu acredito nisso que ele falou. Pois se não fosse por isso, esse texto de 1ª Pedro não nos alertava sobre Santidade, que a nossa Santidade tem que atingir um ponto onde deveríamos ser santo, como Deus o é.

Mas deixa eu lhe fazer uma pergunta, isso é possível? É possível eu ser santo assim como Deus é? Acredito que pelas nossas próprias forças não, mas a Bíblia nos mostrou um modelo, uma idéia expressa da parte de Deus, que podemos sim, ser santos aqui na terra, pelo nossa maneira de agir e de nos relacionar.

Em outras traduções, lemos os versos 13 ao 15 assim:

“13. Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;14. Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância”.

Existem bases, para que a Santidade do Senhor se estabeleça sobre nós, vou escrever rapidamente sobre isso.

1.Cingir os lombos do vosso entendimento.

Isso fala de conhecimento. A nossa mente era rodeado por idéias de pecado, de pensamentos pecaminosos. Essa afirmação é tão verdadeira que o maior campo de batalha de um crente, é na mente, pois é na mente que se começa um pecado.

“14. Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos.15 Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte”. Tiago 1.14-15

Minha mente pode ser um cenário de morte ou de vida, depende do que estou colocando lá dentro. Como estou alimentando minha mente, como estou nutrindo-a? Existem desejos na nossa mente, existem idéias na nossa mente que precisam ser destruídas, eliminadas, isso só acontece pela palavra. Quanto tempo temos gasto lendo e meditando na Palavra, em livros? Vivemos para assistir televisão, ou para sermos nutridos de coisa boa na nossa mente? A minha mente precisa ser alimentada de idéias de excelência.

2.Sede sóbrios.

O pecado embriaga e faz com que tenhamos atitudes, em que no momento, não pensamos em nada, somos tragados pelos nossos desejos alimentados por nós mesmos na nossa carne. Um bêbado não tem noção do que faz, e um crente embriagado pelo desejo do pecado também não tem noção do que faz.
No momento não existe controle nos sentimentos, nas atitudes.
Ser sóbrio só é possível se tivermos uma vida alimentada pelo Espírito Santo, pois é Ele que nos torna ciente do nosso culto racional. Sendo sóbrio eu tenho controle sobre mim mesmo, sobre minhas atitudes e ações.

3.Não na conformidade das nossas ignorâncias.

Éramos tolos, sem conhecimento da vida e da bondade Deus, mas hoje somos conhecedores. O problema é que existem crentes que querem viver uma vida onde ainda se alimentam somente do liquido, como bebes espirituais, que não se importam em estar na igreja, e ainda caíram nas mesmas armadilhas de sempre.
Pior que o tolo, que na sua essência é ignorante, é o crente que conhece e ainda quer ficar nessa ignorância.
A única arma que o diabo tem contra nós se chama ignorância, falta de conhecimento. Nós não morreremos por falta de pastor, por falta de amor, por falta de discipulador, a Bíblia diz que podemos estar caminhando para a morte quando eu amor a ignorância. Oséias 4.6
É possível sermos santos sim, através da obediência aos princípios estabelecidos por Deus, é possível sim sermos santos, por mais difícil que possa parecer essa afirmação. Até porque somos chamados de mais que vencedores, se somos chamados assim é porque existe uma luta diária onde estamos inseridos no meio dela, Santidade é possível para quem deseja ela, para quem almeja um relacionamento com o Seu Criador, o criador da mais sublime idéia, que entregou essa idéia para mim e para você, para que não jogássemos fora o preço que foi pago por Ele.

No verso 18 diz que fomos livrados da nossa vida inútil de antes, por um preço que não se desgasta como o ouro e a prata.

Qual é a sua decisão, qual é a sua escolha? Deixaremos que o preço que foi pago na cruz do calvario seja em vão? A decisão querido, está em suas mãos.


Marlon Barroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário