sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Como remirmos nosso tempo?
Nesse pequeno exemplo,mas muito emocionante, veja uma menina que teve pouco tempo, mas fez muita coisa.
Reflita...
Encontrando o meu tempo
1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:2 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria;5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 6 tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora;7 tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; 8 tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.
Ec 3.1-8
Existe tempo para tudo como diz a palavra, e o tempo tem duas definições ou duas divisões, Tempo Kairos e Tempo Chronos.
Kairos é uma antiga palavra grega que significa "o momento certo" ou "oportuno". Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: Chronos e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, como ano, mês, semana, dia, hora e etc esse último é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. É usada para descrever a forma qualitativa do tempo, o "tempo de Deus", enquanto chronos é de natureza quantitativa, o "tempo dos homens".
Em Sintese pode-se dizer que o tempo humano (medido) é descrito em horas e suas divisões e anos em suas divisões. Enquanto que o termo Kairós que descreve "o tempo de Deus" não pode ser medido e sim vivido...
Em 2°Pe 3.8-9 a Palavra nos relata que um dia para Deus é como se fossem mil anos, e mil anos como um dia. Essa palavra nos leva a enteder que.
*Deus tem o tempo d´Ele, e o tempo d´Ele assim como a Sua vontade, é boa, perfeita e agradavél.
*Ele faz quando e como quer , pois é dono de qualquer tempo.
Mas o que isso tem comigo? Muito simples, o tempo humando (Chronos) tem que casar com o tempo divino (Kairos), para aquilo que eu preciso e para aquilo que Deus quer fazer seja estabelecido, isso é a harmonia do tempo. No restante da palavra de 2° Pe 3.8-9 diz que a promessa do Senhor não é tardia, mas que vem no tempo(chronos+kairos) certo, ainda que alguns a tem por demorada, mas se faz assim para que ninguém se perca, tirando aquele velho e mentiroso ditado que diz que Deus tarda mas não falha.
E o que eu tenho que fazer para que eu tenha essa harmonia em minha vida? Por dois principios.
1.Obediência – Esse pincipio vai muito mais além do que aquilo que imaginamos, obdiência não é só fazer aquilo que nos pede, mas também entender (por mais que não se concorde) que o que estão me pedindo, vai me dar base e sustento para o meu futuro, pois o que planto hoje, não colho hoje, mas em um tempo(chronos+kairos) futuro.
2.Submissão – É ser servo. O que significa a palavra servo? É escravo, isso mesmo, escravo, mas existem ai duas vertentes. Ser escravo do diabo ou escravo de Deus, ser escravo do diabo é ser escravo do pecado, mas ser escravo de Deus é ter em sua vida a condição e a certeza de que sou vitima da graça de Deus.
O servo de Deus é o líder que tem sobre sí uma promessa, pois o escravo faz tudo o que o mestre manda, e se fazemos o que o mestre manda, passamos a não ser mais chamados de escravos, mas de amigos (João 15.14).
Existem muito mais principios que devemos guardar para vermos o tempo de Deus agindo em nós, mas vamos nos ater a esses, pois é o inicio de toda a caminhada.
Essa palavra se encontra em 2 personagens bastantes intimos e proximos meus, que em meio a lutas e muitas vezes ao não reconhecimento de seus trabalhos, lutaram, se empenharam, foram servos e submissos a uma promessa, de que seriam pai e mãe de uma grandiosa multidão de filhos e filhas, e conquistariam a terra atraves do ensino da palavra. Eu vejo esses 2 personagens (que estão longe de serem ficticios) como Paulo e Silas. Paulo tem a unção de desbravador, e Silas a de intercessor, que poda o que Paulo faz.
Essas 2 pessoas plantaram muito, e estão colhendo o que plantaram no tempo certo (chronos+kairos) e que Deus e os homens hoje os honram como amigos de Deus, essas 2 pessoas é o Apostolo.Monteiro e a Pra.Lene, pessoas incansavéis que mesmo em meio a tanta luta, estão aqui e vendo que o trabalho de suas mãos, que o esforço deles para Deus e sua obra não foram em vão.
Os 12, a equipe Jovem Radical, o MIR, o Brasil e as Nações na Terra, reconhecem o valor de vocês 2, e sabemos também que virá lutas com certeza, mas como sempre, muitas vitorias no nome de Jesus, amamos vocês.
Marlon e Orlancy Menezes.
Sonhos – Realidade ou fabula?

Qual é o seu sonho? No que temos sonhado, e como temos aplicado isso em nossas vidas?
Na multidão dos sonhos há vaidade, mas tememos a Deus(Ec 5.7). Nós devemos sonhar com algo límpido e claro, nós devemos sonhar.
O Sonho eu vejo como o mesmo significado da fé, mas o sonho é a visão da fé, pois sonhamos com algo que ainda não aconteceu, assim como cremos em algo que não vemos, como temos fé em promessas que vêem de letras, o sonho é a visualização da fé, é a visão que procurávamos.
Como sonhar, eu já tentei muita coisa, já quebrei a cara varias vezes, como eu devo sonhar?
1. Entregar tudo a Deus.
A Bíblia diz em Salmos 37.6, “entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. Perceba como o sonho está ligado com a fé, nós temos que entregar tudo ao Senhor, todos os nossos sonhos, projetos, objetivos, tudo, para que Ele faça acontecer.
Não temos que pensar que Deus vai tirar de nós aquilo que queremos fazer e temos desejo de fazer, mas temos que crer que o que Ele fará é muito melhor do que eu penso agora.
2. Descansar em Deus.
Muitos de nós já ouvimos algumas vezes varias pessoas falando que quando estão procurando alguma coisa nunca encontram, mas quando param de procurar, parece que estava ali o tempo todo, se lembra onde colocou, vê onde esta o objeto. Assim é também no Reino Espiritual, nos tornamos caçadores de Deus, mas vai ter um momento que quem vai nos caçar é o próprio Deus.
A Bíblia diz que o Senhor abençoa os seus quando dormem, ou seja, quando descansam em Deus. Jesus nosso referencial maior estava naquele mesmo barco onde os seus discípulos achavam que ia virar, e Ele estava dormindo, por quê? Ele sabia das promessas de Deus em sua vida, e aquele momento ele sabia que não ia morrer. Temos que descansar em Deus assim, descansar nossas vidas e sonhos em Deus assim, dormindo nele, e acordando também nele.
3. Ter a Visão no Coração.
A visão no coração é o vislumbre do sonho em fé, é aquilo que ainda não existe, mas que cremos que vai acontecer, porque cremos? Porque servimos a um Senhor que sonhou conosco, Ele sonhou como cada pessoa nessa terra iria viver, Ele sonhou com cada um de nós, Ele tem projetos e planos para as nossas vidas, não sei você, mas acho que Ele ainda não cumpriu tudo o que prometeu, mas com a visão no coração, sabemos que Ele vai cumprir, morreremos com a fé que tudo o quanto Ele prometeu, veremos com os nossos olhos se cumprirem, aquilo que é para nós, veremos, aquilo que é para a nossa posteridade, será para eles, mas o que o Senhor quer para nós, vamos arregaçar as mangas, e vamos fazer, pois o Senhor é conosco.
Marlon Barroso
O Livre se Expressa

João 8:32 – E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
Quem é livre?
Aquele que conhece a verdade de Deus, e todo livre se expressa, se move. È o sinal da cura, da redenção do Senhor, a expressão da liberdade é a gratidão que temos pelo o que Jesus fez por nós na Cruz do Calvário.
Todos nós temos uma experiência de cura, seja ela pequena ou grande, quer julguemos boa ou não. Mas precisamos vigiar, pois o diabo arma sempre ciladas para roubar a cura do Senhor em nós, para travar e principalmente, para retirar de nós o que o Senhor já fez.
Ele ataca em algumas áreas da nossa vida, essa áreas são:
1 – Nas Emoções.
Emoções segundo o dicionário é: Abalo moral, Reação no organismo dado pelo um estado efetivo, penoso ou agradável.
O diabo sempre vai querer nos atacar nessa área, porque? Porque ele sabe que fomos feitos pelo Senhor e dentro de nós existe emoções, que são sentidas principalmente pela alma.
O alvo do diabo é conservar feridas e opressões. O objetivo dele é nos colocar em um cativeiro, e nos tornar reféns desse cativeiro.
O diabo veio para roubar, matar e destruir, e ele não irá ficar quieto enquanto não fizer isso, ele não vai descansar enquanto não fizer isso, por isso devemos vigiar e tomar o Cetro de Autoridade que o Senhor nos deu.
Nossas emoções muitas vezes ficam nas mãos do diabo porque deixamos, alimentamos. Como?
A pessoa presa em suas emoções, ninguém sabe o que ela pensa, ela não se abre com ninguém, ela não tem atitudes, ela está ali no se mundo fechado achando que está tudo bem, foi tão acostumado no mundo de levar pancada do diabo, que mesmo depois de crente, se deixar levar por suas mentiras.
Deixe eu lhe falar algo, o diabo veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus veio para dar vida em abundancia, veio para trazer a cura necessária em nossas vidas e almas.
O diabo é um mentiroso, e nós temos a verdade em nós.
2 – Na Alma.
Existem prisões na alma, prisões que ainda precisam ser quebradas. Uma das prisões é a resistência. Resistência a que? A obediência, a submissão, a liderança. Tudo isso é porque tem um histórico por traz, em algum ponto da nossa existência existe uma área que foi travada, e por isso muitas vezes temos dificuldades de obedecer, somos independentes, somos lideres de nossos interesses e de nossas opiniões, passamos por cima de tudo e de todos, porque nós temos a “verdade”. Isso é uma prisão na alma.
A pessoa até quer se desamarrar, mas o diabo domina aquele ponto, e consegue trazer a pessoa de volta a dor, para deixá-la amarrada, presa e, conseqüentemente anulada no Reino Espiritual.
O pior disso tudo é que essa pessoa não consegue sentir e vislumbrar toda a grandeza do Pai, nem muitas vezes receber aquilo que Deus tem para ele, por isso não consegue ter uma transformação plena e simples da parte de Deus.
3 – Na Obediência.
A Obediência é uma característica de uma pessoa curada. Ordens são dadas para serem obedecidas, quer sejam humanas, quer sejam espirituais.
Quando não obedecemos damos legalidades para o diabo agir em nossas vidas, por quê? O primeiro pecado feito pelo o homem foi a desobediência, e pela desobediência é que o diabo entrou na terra. Ele não tinha autoridade de ficar na terra, mas por causa da desobediência, o pecado entrou e o diabo também.
Então quando desobedecemos, o diabo tem legalidade, tendo legalidade, ele destrói.
Não há como quebrar princípios e não colher conseqüências danosas.
Quando somos curados passamos a ter a sensibilidade a obediência.
E como obtemos a cura?
1 - Se expressando, colocando as suas emoções diante de Deus para ser curado. Fale realmente e verdadeiramente de suas paixões, de seus desejos, e peça para o Senhor lhe curar.
Muitas vezes não somos curados porque não abrimos nossa boca para falar daquilo que dói em nós, que traz lembranças doloridas, de situações que temos, de tristeza. Quando falamos daquilo que está em nossa alma, o Senhor vem com o Seu balsamo de cura e nos restaura, basta crer, falar e declarar.
2 – Tendo a convicção que Aquele que começou a cura em nós, vai terminá-la.
È ter fé no filho de Deus, é ter fé na cruz de Cristo, é ter fé na sua morte, mas também da sua ressurreição.
Para que Deus nos que livres?
Para sermos a Sua boca na terra, e anunciemos o Seu amor e Seu Reino.
Ele quer que sejamos livres para trazer palavra de conhecimento, palavra rhema. Palavra que quebra cadeias, antes feridos, hoje curados para curar.
Deus nos que livres para sentirmos do Seu amor e do Seu perdão para conosco.
Marlon Barroso
Obediência na chamada
Jonas 1.1-3
E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malicia subiu até mim.
Introdução
Vemos aqui a estória do profeta fujão engolido pelo peixe, sabemos de toda a estória de Jonas, e sabemos que ele foi desobediente ao chamado de Deus, pois dentro de Jonas existiam muitos julgamentos em relação não ao chamado de Deus, mas por seus próprios princípios. Ele queria pregar em qualquer nação, menos em Nínive, pois era uma cidade inimiga, Nínive foi fundada por Ninrode, um grande guerreiro que foi um dos fundadores da adoração a vários deuses, e Nínive era uma cidade totalmente sanguinária, violenta, nas guerras por onde passavam cortavam os pés, as mãos, os narizes e as orelhas dos inimigos, vazavam os olhos dos cativos, ou seja, dos fracos e faziam com as cabeças dos cativos, pirâmides.
Até entendemos um pouco do sentimento desse jovem profeta, ele não era covarde, mas tinha seus próprios princípios
Existem três princípios da obediência na chamada:
1 – Na chamada não podemos fazer a nossa própria vontade, mas a vontade de Deus.
Jonas fazia a sua própria vontade, fazia o seu querer, Jesus disse que para ser seu discípulo, tínhamos que renunciar muitas coisas, famílias, amigos, bens materiais e tomar a minha cruz diariamente.
Na chamada não existe a minha vontade, mas sim a vontade de Deus. Quantas vezes passamos na rua e Deus nos manda falar do Seu amor, mas rejeitamos a Sua voz, fazendo do nosso próprio querer. Desobedecemos ao discipulador, ao pastor. Desobedecemos ate mesmo a Bíblia que nos fala para pregarmos em tempo e fora do tempo.
Todos nós temos algo que Deus nunca vai nos tomar que é o livre arbítrio, mas ele quer que entreguemos a Ele, e infelizmente poucos entregam a Deus.
Na chamada não existe isso de minha vontade, não existe essa de minha opinião, mas olha, Deus tem uma promessa para aqueles que obedecem, se obedecermos comeremos o melhor dessa terra, emprestaras a muitos e não tomaras emprestado, o Senhor te colocara por cabeça e não por cauda, por cima e não por baixo.
Mas é preciso obedecer e não fazer a minha vontade.
2 – Estar sempre em comunhão com Deus.
Vemos no restante desse capitulo de Jonas que ele quando fugiu, querendo ir de navio para Társis, provocou quase a morte de todos. E dentro do navio ele tinha um apelido, enquanto todos oravam aos seus deuses, era chamado de dormente, foi impelido pelo um ímpio a orar. Quantos de nós estamos longe de Deus, não oramos, não lemos a Bíblia, não colocamos em pratica aquilo que recebemos dos cultos que participamos? Jonas só foi orar quando estava na barriga do peixe, você sabe por que peixe? Poderia ser um tubarão, umas piranhas. Porque o peixe ele consegue resistir a muitas coisas, a baixa temperatura na água, a falta de oxigênio. Queridos, Ap 3.20 não é para ímpios, Deus esta batendo em nossos corações ansiando por um relacionamento como o de Moises, um relacionamento de amigos. Até quando vamos resistir ao seu chamado?
Ter uma intimidade com ele?
3 - Ter compaixão por vidas.
Jonas não tinha compaixão, preferia morrer ao ter que pregar para aquele povo, compaixão é doar-se para o próximo, dar a sua cara para outro bater, é cuidar de pessoas que aparentemente não querem ser cuidadas, desistimos de nossas famílias porque nos magoam, desistimos de amigos porque fazem brincadeiras em relação a nossa fé, desistimos por causa das circunstancias. Isso não é compaixão, é acomodação. A bíblia diz que temos que amar o nosso próximo como a nós mesmos.
Conclusão:
Precisamos nos arrepender e buscar do Senhor a Obediência no Chamado. Deus nos chamou para pregarmos o Evangelho. Você pode ate estar pensando, mas eu? Deus quer me usar? È, você mesmo.
Não sei se você sabe, mas o Livro de Jonas é chamado do livro da Segunda Oportunidade, da Segunda Chance. Quantos querem uma nova chance? Uma nova chance de intimidade com o Senhor, de se entregar a Ele, uma nova chance de amar a família de novo, um novo renovo? Quem quer ter a chance de se santificar novamente, quem quer novamente o primeiro amor?
Então venha para os braços d´Ele, que é refugio, e sempre tem uma nova chance.
Marlon Barroso
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Obediência - Como Colecionar Vitorias ou Derrotas
O líder que obedece conquista territórios, hb 5.9 diz que Jesus tornou-se Autor da Salvação para os que obedecem.
A obediência tem que ser uma marca na vida de um líder, pois os frutos do espírito têm que estar respaldados através da obediência.
Varias características de obediência fora colocada para varias pessoas ao decorrer da Bíblia, a principal foi para o casal primogênito, Adão e Eva, mas ao desobedecer a ordem do Senhor, perderam territórios, e após isso nunca mais entrou no Jardim do Éden, e por uma conseqüência maior ainda, um relacionamento mais profundo com o Senhor.
Mas a obediência não é algo que temos ou somos, mas um treino no dia a dia, do que recebemos como alimento e do que está colocado na nossa frente, como por exemplo, Jesus, foi obediente no quesito ao sacrifício, a morte, e por conseqüência hoje temos a Salvação por meio do Seu sangue derramado na cruz.
Se Jesus não tivesse morrido não teríamos o sangue, se não tivéssemos o sangue como iríamos nos salvar? Se não tivesse obedecido Ele assim não poderia adentrar nos céus para reinar com o Pai, e como conseqüência do seu ato, o Espírito Santo continuaria a exercer poder somente sobre alguns, mas o Sangue de Jesus através da obediência deu essa abertura para que o Espírito Santo pudesse agir sobre toda a carne, somente através do sangue da obediência.
Percebe agora o qual bom é obedecer? O quanto que nossas atitudes podem interferir de um modo positivo ou negativo sobre o nosso futuro, ou na vida de outras pessoas? Por isso que a nossa identidade tem que ser treinada pela obediência, para que a conseqüência de nossos atos possa salvar a nós mesmos, e a outros.
E Como posso treinar a obediência?
* Obedecendo.
Pois quem tem amor e não obedece, não tem simplesmente nada, a obediência é o que determina e legitima o fruto.
A obediência é um treino da alma e um sinal no espírito.
A nossa natureza de pecado sempre quer negar os princípios de Deus, a através da obediência, virá o prazer pelas leis e mandamentos do Senhor.
Precisamos treinar e subjugar os nossos sentimentos e a nossa natureza ao Senhor, entregar isso a ele, pois se não fizermos isso, sempre a nossa alma vai querer anular o sinal espiritual.
Existem algumas características que todo líder precisa para ser Obediente e que quer conquistar territórios.
1. Renuncia.
Renuncia é um nível de morte, é abrir mão da própria vontade, como diz o Ap.Paulo em Rm 8.36 que todos os dias somos como ovelhas que são levados ao matadouro, por quê? Porque na obediência morremos todos os dias para nós mesmos.
Obediência tem um preço, embora muitos não queiram pagar esse preço, existe uma classe que mesmo com a dor, prefere obedecer ao Senhor. Mas as pessoas que não obedecem seguem varias sinais em suas vidas como caminhar sem cobertura, sem intenção no coração de abrir sua vida e deixar que outra pessoa leia, querer fazer tudo sem dar conta a ninguém, não quer se submeter, caminhar juntas. A Obediência faz parte do relacionamento.
Quando não obedecemos anulamos princípios, é preciso treinar o coração para renunciar, pois toda ato de renuncia traz dor, por isso o treino, se não tivermos treino, muitos depois da renuncia voltam atrás daquilo que renunciou, pois não estava treinado na alma para a dor.
Se você quer um conquistador, terá que passar pela experiência da renuncia.
Todos os homens de Deus na Bíblia renunciaram algo, mas sempre existe uma promessa para os que renunciam, pois quando renunciamos, abrimos espaço de algo em nossas vidas que precisam ser preenchidas, e em todas às vezes serão preenchidas com algo dos céus.
Abraão renunciou a sua terra, teve como promessa uma nação, Isaias renunciou sua dependência em homens, foi o profeta do antigo testamento chamado de Profeta Messiânico, pois em seu livro se fala muito sobre Jesus.
O maior de todos, Jesus, renunciou sua vida, para que hoje tivéssemos vida eterna.
Mas a renuncia deve sair do discurso e partir para a pratica, pois muitas coisas ainda não foram conquistadas no âmbito físico, ministerial, pessoal, porque nos falta abrir mão de outra coisa, de algum privilégio carnal.
A nossa atitude determina o que somos e a legitimação do governo que recebemos.
Todo homem obediente é saudável no espírito, na alma e no corpo e vence todos os limites e todas as crises internas.
Uma arvore só nasce quando a semente morre, para vermos uma geração de discípulos, temos que morrer todos os dias, para gerarmos um avivamento genuíno e limpo.
2. Prudente.
Ser prudente é ser cauteloso, prevenido, sábio. Na nossa linguagem, temente ao Senhor, pois todo líder prudente mede as conseqüências dos atos antes de fazer ou tomar uma decisão, pois não é precipitado, ele pensa antes nas pessoas, depois em si mesmo. A prudência é uma arma poderosa que deve ser usada pelo líder para que ele alcance êxito e conquista. O Obediente atrai a atenção de Deus.
I Sm 25.33 diz “Bendita seja a tua prudência, e bendita seja tu mesma, que hoje me evita de fazer catástrofes” Quando um líder obediente é prudente, evita catástrofes em sua vida e na vida dos seus discípulos. A Prudência é a obediência treinada. Todo líder prudente traze segurança para os seus liderados.
Em I Cro 22.12, Deus nos chama para sermos prudentes, e tomarmos posse da unção de consolidação de uma nação, pois pela prudência, saberei reger os meus discípulos com destreza na palavra do Senhor.
A mudança do caráter e as atitudes das ovelhas dependem do discipulado que está sobre elas, dependem do alimento que tem recebido. Vemos muitas igrejas e discípulos por ai que não tem uma linguagem santa e irrepreensível, pois seus lideres não agem com prudência na palavra. Pois Deus usara em Sua obra homens e mulheres que esteja inserido em suas vidas a obediência e a prudência, para que possam derramar na vida dos seus liderados.
Para conquistar território precisamos entrar em níveis de guerra para poder alcançar o novo. E sem prudência não há êxito. Mas como treinamos a prudência? Na guerra, Pv 24.6 nos alerta que os que querem acumular vitorias precisam agir com obediência e prudência.
“Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória”.
3. Inteligente
Obediência é um sinal de inteligência, só os inteligentes obedecem! Quem obedece, cumpre princípios e, portanto, não sacrifica, pois obedecer é melhor do que sacrificar. Os desobedientes são colecionadores de perdas, e é claro que não são inteligentes. Se você quer se revelar como líder inteligente, obedeça.
Ainda que seja desconfortável, temos que obedecer na inteligência.
Hb 13.17 nos diz: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros”.
Com Deus não existem dois discursos, só nos resta obedecer, e nos posicionar, pois a obediência é um treino na alma e uma decisão no espírito. É a rota da conquista. É sempre melhor obedecer do que colecionar derrotas e perdas.
A sua vontade é colecionar vitorias e não somar derrotas? Então temos que entrar nessa linha de obediência, caminhando sobre os decretos da palavra do nosso Deus.
A unção de conquista da parte de Deus é desatada sobre nós quando obedecemos, então obedeçamos, para vermos em nossas estantes troféus de vitorias por onde passarmos.
Marlon Barroso.