
“Como dente quebrado e pé deslocado, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia”.
Quanto mais mergulhamos na Palavra do nosso Deus, mas nos impactamos com ela. Não sei para você, mas não existe nada mais angustiante do que dor de dente e um pé quebrado. E essa analogia que Deus usa em sua palavra, nos remete a entender como é plantar semente na vida de quem não merece ou não honra essa semente.
Confiar no desleal não é bom e provoca dores, traumas, que só o Senhor para nos dar um novo fôlego para continuar a caminhada. Sabemos que não devemos confiar naquele que desonra sua família, pois se eles não honram aqueles que passaram toda uma vida com eles, porque vai nos honrar se nos conhece há tão pouco tempo? Isso não existe, e estamos até mesmo nos iludindo se crermos nisso.
Essas dores que o autor do texto usa, nos trás uma meditação do que pode acontecer em nossas vidas colocando nossa confiança em quem Deus nos mandou não colocar.
Sabemos que existe o tempo mal, o tempo de angústia, pois há tempo para tudo na terra (Ec 3), e que nesse tempo temos que nos refugiar naqueles que podem trazer conforto e não mais peso para nossa alma.
Dente quebrado – Você consegue fazer alguma coisa com dor no dente? Como pode uma parte tão pequena na nossa vida doer tanto?
O dente é pequeno, mas a função dele é gigante. Você já parou pra pensar que tudo que entra em nosso organismo como alimento, passa pela mastigação pelos dentes? Pois é, se eles não estiverem ajustados, ou seja, não quebrados, o alimento não é mastigado como deveria e entra no organismo mais pesado, fazendo com que o corpo trabalhe mais para que aquele alimento seja digerido. O texto nos mostra que temos que tomar cuidado com o tipo de alimento que colocamos para dentro de nós, de onde estamos ouvindo as coisas (Sl 1.1-3). Não nos assentando para jogar conversa fora, mas para nos alimentar sem nenhum trauma e com relacionamentos saudáveis. Deus nos mostra através desse texto que devemos nos relacionar com todos, mas não confiar naquele que na honra, que não é leal.
Pé deslocado – Eu sei como é isso, por muito tempo eu fiquei em uma cadeira de rodas e com muletas para me locomover, pois a minha perna estava quebrada por causa de um jogo de bola. E por muito tempo eu fiquei paralisado por causa disso. O que Deus quer nos mostrar é que quando confiamos em pessoas erradas, podemos nos paralisar no Mundo Espiritual, e assim impedir uma grande conquista sobre nós mesmos.
O que esse texto está falando não é para deixarmos de nos relacionar com pessoas que são desleais, que desonram, não. A palavra nos alerta para que nessas pessoas, não criemos nenhum tipo de expectativa e nem mesmo confiança nelas, para que quando elas dêem o bote, nós não sejamos apanhados de surpresa, mas sim ligados que isso poderia ter acontecido de qualquer maneira.
Em amor.
Marlon Barroso de Menezes.