sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Provérbios 25.19



“Como dente quebrado e pé deslocado, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia”.

Quanto mais mergulhamos na Palavra do nosso Deus, mas nos impactamos com ela. Não sei para você, mas não existe nada mais angustiante do que dor de dente e um pé quebrado. E essa analogia que Deus usa em sua palavra, nos remete a entender como é plantar semente na vida de quem não merece ou não honra essa semente.
Confiar no desleal não é bom e provoca dores, traumas, que só o Senhor para nos dar um novo fôlego para continuar a caminhada. Sabemos que não devemos confiar naquele que desonra sua família, pois se eles não honram aqueles que passaram toda uma vida com eles, porque vai nos honrar se nos conhece há tão pouco tempo? Isso não existe, e estamos até mesmo nos iludindo se crermos nisso.
Essas dores que o autor do texto usa, nos trás uma meditação do que pode acontecer em nossas vidas colocando nossa confiança em quem Deus nos mandou não colocar.
Sabemos que existe o tempo mal, o tempo de angústia, pois há tempo para tudo na terra (Ec 3), e que nesse tempo temos que nos refugiar naqueles que podem trazer conforto e não mais peso para nossa alma.

Dente quebrado – Você consegue fazer alguma coisa com dor no dente? Como pode uma parte tão pequena na nossa vida doer tanto?
O dente é pequeno, mas a função dele é gigante. Você já parou pra pensar que tudo que entra em nosso organismo como alimento, passa pela mastigação pelos dentes? Pois é, se eles não estiverem ajustados, ou seja, não quebrados, o alimento não é mastigado como deveria e entra no organismo mais pesado, fazendo com que o corpo trabalhe mais para que aquele alimento seja digerido. O texto nos mostra que temos que tomar cuidado com o tipo de alimento que colocamos para dentro de nós, de onde estamos ouvindo as coisas (Sl 1.1-3). Não nos assentando para jogar conversa fora, mas para nos alimentar sem nenhum trauma e com relacionamentos saudáveis. Deus nos mostra através desse texto que devemos nos relacionar com todos, mas não confiar naquele que na honra, que não é leal.

Pé deslocado – Eu sei como é isso, por muito tempo eu fiquei em uma cadeira de rodas e com muletas para me locomover, pois a minha perna estava quebrada por causa de um jogo de bola. E por muito tempo eu fiquei paralisado por causa disso. O que Deus quer nos mostrar é que quando confiamos em pessoas erradas, podemos nos paralisar no Mundo Espiritual, e assim impedir uma grande conquista sobre nós mesmos.

O que esse texto está falando não é para deixarmos de nos relacionar com pessoas que são desleais, que desonram, não. A palavra nos alerta para que nessas pessoas, não criemos nenhum tipo de expectativa e nem mesmo confiança nelas, para que quando elas dêem o bote, nós não sejamos apanhados de surpresa, mas sim ligados que isso poderia ter acontecido de qualquer maneira.

Em amor.

Marlon Barroso de Menezes.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Provérbios 24.3-4



“Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma; e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as substâncias preciosas e deleitáveis”.

Isso é muito bom. Deus nesse texto nos leva a três níveis de conquista dentro de nosso Lar, da nossa Casa. Pela sabedoria, inteligência e conhecimento.
Não seremos mais tragados pelas más noticias, pois o justo nada teme a elas, mas seremos como compêndios de recebimentos do que tem no céu para nós.
Vemos que o Senhor nos leva a usarmos a sabedoria, a inteligência e conhecimento dentro do nosso Lar. Existem níveis onde podemos usar essa tríade. Podemos usá-las para dentro de nossas almas, para o nosso Ministério, para o nosso trabalho. Mas Deus está nos levando a usarmos isso para dentro do nosso Lar, pois é lá onde tudo começa.
Sabemos que sabedoria é o discernimento de reconhecermos algo, inteligência é a resposta rápida de um conhecimento, e conhecimento é o acumulo de noticias que preenchem nosso ser.
Devemos tomar cuidado com aquilo que fazemos, com nossas atitudes, pois ela pode ser uma arma para Deus, ou até mesmo para o diabo. Pois eu posso destruir uma casa pela falta de sabedoria, eu posso deixar minha casa com alicerces frouxos se faltar inteligência e até mesmo de deixar de usufruir de prosperidade financeira se eu deixar de me atualizar.
Vemos três níveis de como eu posso estabelecer meu Lar.
1.Com Sabedoria se edifica.
Edificar nós sabemos que é levantar, ou seja, construir. Como a sabedoria é um dom de discernir, preciso sabe onde estou edificado meu Lar, minha Casa. Qual é o tipo de tijolo, de cimento que estou usando? Sabemos que existem muitas pessoas que constroem sua Casa em área de risco, e como o próprio nome já diz, a qualquer momento essa casa pode desmoronar, pois está em uma área complicada, de risco. Pois bem, onde estou construindo minha casa? Com sabedoria saberei qual é o melhor solo para construí-la, para estabelecê-la. Com sabedoria se constrói casa. Temos que tomar cuidado sobre quem estamos construindo nossa casa. Quais são os mentores que estão sobre mim? Quem eu obedeço? Quem eu presto honra e respeito? Esses são os cimentos e os tijolos do nosso Lar.
2.Com Inteligência de firma.
Essas são as colunas de uma casa. Os detalhes, a decoração. Somos seres de registros. O que mais tem dentro de nossa alma? O que mais enche nosso ser?
Temos que escolher com cuidado aquilo que entrará em nossa casa, pois o que entra pode purificá-la ou amaldiçoa – lá. Com o que temos decorado a nossa alma? Com resquícios de lixo, ou com o todo de Deus?
Ter inteligência é saber como gerenciar nossas emoções, sabemos que o que devemos guardar é o nosso coração, pois ele é o centro das emoções. Devemos tomar muito cuidado com o que vemos, ouvimos e falamos, para que possamos ser cheio somente da Glória do Senhor.
3.Com conhecimento se prospera.
Isso é bom demais. A Bíblia nos alertando uma coisa, que sem estudo é muito difícil alguém prosperar, adquirir propriedades e riquezas. Não existe outro meio para isso. Muitos olham para Pedro e João que eram iletrados como homens usados tremendamente por Deus e fazem uso disso para se esconderem através do pouco conhecimento que adquiriram. Deus usa esse tipo de pessoa que fica parada no tempo, pela misericórdia, mas usa. Mas sabe quem mais Deus usou no Novo Testamento? Um homem que era instruído e que estudou nas melhores escolas da época, o Apostolo Paulo. Homem que prosperou e muito em sua missão. Então queremos ver a nossa casa prospera? Vamos estudar, vamos adquirir conhecimento, pois só assim que alcançaremos os mais altos níveis na sociedade, levando Cristo nas atitudes e conhecimento para vencermos qualquer doutrina contraria a do Senhor, sem sermos levados por qualquer vento de sofismar contra nós, mas vencendo por aquilo que adquirimos em Deus e para Deus.

Em sabedoria, inteligência e conhecimento.

Marlon Barroso de Menezes.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Provérbios 23.12



“Aplica à disciplina o teu coração e os teus ouvidos, às palavras de conhecimento”.

Existem duas janelas da alma que são as mais comuns para que se ache em queda um líder, um é o ouvido e a outra o coração. Precisamos vigiar muito, e de uma forma corajosa, aquilo que Deus nos deu e ministrou ao nosso coração.
O que falo, falo por aquilo que ouço. Não muitas vezes começo algum tipo ministração falando daquilo que eu ouvir de bom, para passar aos outros.
Sabemos também de que tudo que devemos guardar, esse é o coração, pois é a Primícia de Deus. O coração é a sede de todas as emoções, ele concertado pode ser uma arma contra o medo, contra as maldades. Mas por outro lado, um coração não curado, como diz a palavra, é extremamente corrupto. Muitos seguem a voz do coração, e por isso de dão muito mal lá na frente.
Quando a Bíblia nos faz esse chamamento: “Aplica à disciplina e os ouvidos...” Ela está falando que devemos vigiar sempre por tudo aquilo que entra nos nossos ouvidos e penetra o coração. Devemos blindar aquilo que ouvimos, para que o coração não seja ferido.
Essa blindagem não é se esconder atrás de nossas mazelas, mas do homem mau e sanguinário, daquele que só nos quer ferir e trazer sobre nós desgosto sobre nossos sonhos e projetos pessoais.
Aplicar falar de se esforçar, ou seja, não baixar a guarda por nada, ser vigilante até o fim, para receber a coroa da vida. E Disciplina é ensino, ou seja, a palavra do nosso Deus.
Queremos ser guardados e não surpreendidos? Conhecimento é a chave. Pois o povo de Deus não está perecendo por falta de amor, de pastor, de líder ou até mesmo por falta de dinheiro, mas sim perece por falta de conhecimento (Os 4.6).
Então sejamos disciplinados, ensinados, para guardar o que ouvimos, para que o coração não seja roubado.

Na graça.

Marlon Barroso de Menezes.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Provérbios 22.1



“Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro”.

Deus é um Deus de diferenças surpreendentes, para ele 1+1 é igual a 1 (Gn 2.24) e que todo um povo na verdade é só um corpo (Rm 12.5).
Estamos em um tempo que muitos valores vêem a frente de princípios, hoje o melhor é ter um carro do que uma casa, ter muitas riquezas e passar por cima das pessoas, somos reconhecidos pelo o que temos não pelo o que somos. Mas se a Bíblia está falando disso, é porque com certeza naquela época já acontecia esse tipo de brutalidade, então já não é um costume dos dias de hoje.
Vemos muitas pessoas presas pelo SPC e Serasa, mas mesmo assim preferem continuar contraindo dividas em vez de pagarem o que devem, estão com o nome “suja” mas cheios de eletrodomésticos caros, carros com duplicatas atrasadas e até mesmo casas sem pagarem prestações, mas mesmo assim não deixam de comprar.
Vemos que pelo prisma de Deus, melhor é o bom nome e a graça, do que riquezas e ouro. Vamos estudar isso e ver o que Deus quer nos ministrar.
Vemos que temos que pagar um preço alto para que as coisas de Deus ministrem sobre nós, como por exemplo, um Nome honrado. Jesus pagou um alto preço, preço de morte, para que o nome d´Ele fosse exaltado sobre céus (anjos), terra (homens) e abaixo da terra (demônios) (Fp 2.4-11).
Os valores de muitos de nós estão trocados, preferimos coisas ao nome. Um nome de honra compra muito mais coisas do que dinheiro. Com dinheiro não se compra amor, amizade, felicidade, discípulos, dons e muito menos ministério (At 8.17-23). Para Deus um bom nome, um nome de honra, tem mais respaldo no Reino Espiritual do que aquele que possui riquezas. Isso não quer dizer que não vamos ter dinheiro para satisfazer os desejos da nossa alma, seremos com certeza ricos em tudo, mas mesmo com riqueza, irão velar mais pelo nosso nome do que aquilo que podemos comprar.
A outra questão é a Graça, sabemos o que significa graça. Graça é um tipo de favor de Deus que não merecemos, é como se fosse misericórdia, ou até mesmo Salvação. Existe uma canção que diz: “Nada eu posso fazer para que me ame mais ou menos, isso é graça”. Realmente isso é graça.
Mas podemos ver também que essa palavra é usada para uma expressão, você já viu alguém falar: “Eu ganhei isso de graça?”. Isso também é graça, quando ganhamos algo de Deus que veio sem eu pagar qualquer tipo de preço.

Incrível como que Deus coloca em um mesmo texto, um principio para pagarmos um preço, e um outro que não importa o quanto fazemos, nada irá pagar. Mas o nosso Deus é assim, é um Deus de diferenças surpreendentes.

Em amor.

Marlon Barroso.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Provérbios 21.21



“O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra”. Provérbios 21.21

Seguir é ser guiado por algo, vemos hoje muitas pessoas que seguem outras só por aquilo que elas podem dar ou por aquilo que elas podem ser ou ter. Existem pessoas que seguem outras que não têm nenhum tipo de propósito na vida ou até mesmo um Projeto, um Plano.
A Bíblia nos fala de uma recompensa em três níveis, mas que também mostra um caminho para essa recompensa.
Existem duas coisas que devemos seguir ou ser guiado. A 1ª é a Justiça, a 2ª é a bondade, se formos estudar essas duas formas no dicionário veremos o seguinte:

1ª Justiça – 1.Virtude que consiste em dar ou deixar a cada um o que por direito lhe pertence, 2. Poder de decidir sobre os direitos de cada um, de premiar e de punir. Mas o que eu mais gostei foi esse: “Estado de graça; retidão da alma que a graça vivifica; inocência primitiva, antes do pecado do primeiro homem”.
Então na verdade o que é a justiça que o texto fala? Do Primeiro Amor, do relacionamento inocente entre o homem e Deus, da volta ao estado puro do homem, onde ele conversa com Deus e Deus conversa com ele.

2ª Bondade – 1. Disposição natural para o bem, 2. Cortesia, favor, mercê. Mas uma definição de bondade também é justiça, isso nos mostra que na realidade, o que precisamos sempre é voltarmos para aquilo que é original, que é o primeiro, ou seja, para Jesus, o primogênito dentre os mortos.

Vemos que na verdade a recompensa que teremos como vida, justiça e honra, será uma conseqüência da nossa liberdade em conhecer mais a Deus e sua justiça, ou seja, ser livre pela Verdade, que é Jesus, e ter um relacionamento pela sua palavra e em adoração.
Vida, justiça e honra só serão entendidos por nós quando tivermos um padrão natural, assim como Adão teve, de Relacionamento com Deus, um relacionamento sem interferência de nossas debilidades e tormentas, e também das nossas dores e culpas do passado.
Deus na verdade nesses dias está sinalizando que precisamos voltar ao inicio de tudo, para que o tudo d´Ele possamos ter.

Em amor.

Marlon Barroso.