terça-feira, 23 de agosto de 2011

Quando fortalecemos a Alegria do Senhor e ela nos fortalece

Provérbios 23.15

“Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim o meu próprio”.

Que coisa linda e tremenda, esse versículo marcou meu coração hoje e queria compartilhar com vocês algo que brotou em meu coração.
Muitas vezes fazemos leituras corretas quando comparamos e vemos sentidos similares em textos diferentes.
A Bíblia nos ensina em Neemias 8.10 que:

“...portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força”.

Logo me lembrei desse texto de Neemias, mas uma coisa soltou em meu coração, pois vejo muitas pessoas falarem de Alegria e usarem esse versículo, mas eu comecei a refletir sobre ele, e me deparei com um erro interpretativo, essa Alegria não é nossa, mas é do Senhor, essa Alegria não é minha, é de Deus.

Essa Alegria da parte do Senhor tem um resultado, ela nos faz forte, fortalece nosso coração e nossa alma, a nossa estrutura interior, pois só pedimos pra alguém ficar alegre quando está triste, isso é o obvio.

Eu pesquisei no dicionário essas duas palavras, Alegria e Força, vamos ver quais são:

Alegria: Contentamento, júbilo, prazer moral, regozijo.
Força: Qualquer causa capaz de produzir ou acelerar movimentos, oferecer resistência aos deslocamentos ou determinar deformações dos corpos. Esforço, intensidade. Autoridade, influência, poder.

Que coisa tremenda, e como sempre faço, vamos mudar um pouco do texto de Neemias (sem perder a essência claro) e ver de um modo um pouco mais facilitado.

“...portanto não vos entristeçais; porque o (alegria) júbilo, prazer moral, regozijo do Senhor é (nossa força)o que gera resistência contra o mal, intensidade na obra d´Ele, autoridade e poder”. Grifo do autor.

Tremendo né? Essa força querido é Autoridade, e essa Alegria é santidade, ou seja, prazer moral.

Mas uma pergunta saltou em meu coração, como geramos Alegria no coração de Deus? É só pegarmos esse texto de Provérbios 23.15 que está ligado ao de Neemias e descobrirmos que existe uma maneira de alegrar o coração do Pai, como? Assim:

“Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim o meu próprio”.

Sabedoria é a chave para gerar alegria. Queremos ter mais força, mais autoridade, mais influência? Então precisamos alegrar mais o coração do Pai, e como geramos isso? Tendo um coração entregue a Deus, um coração santo, recheado de sabedoria, pois sabedoria queridos, é a coisa mais importante.

E então, o que estamos esperando, eu estou em busca sempre por essa Sabedoria que vem do alto, você vem comigo? Então se prepare, pois vamos voar muito.

Sempre em busca, Marlon Barroso.