quarta-feira, 6 de julho de 2011

Alimento Diário: Quando dois é melhor que um?

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”. Eclesiastes 4.9-12  
Observe que o titulo desse devocional começa com uma pergunta, não com uma afirmação, embora o texto que lemos seja bem conhecido e também seja uma afirmação, gostaria de trazer uma reflexão aos nossos corações nesse instante, e nos fazer essa pergunta: “Quando dois é melhor que um”?

Embora eu ainda não saiba a reposta (é verdade, às vezes começo a escrever e nem sei o que vai surgir no final), vamos através desse texto mostrar porque o melhor é serem dois do que um, e o que na verdade é um Cordão de Três Dobras, pois espiritualmente falando, muitos afirmam que é uma aliança feita entre Deus, homem e mulher, mas quero ir mais fundo nisso, e saber o que é esse cordão, vamos juntos?
 
Melhor é serem dois do que um por quê?

1-Existe prosperidade (verso 9)

Dentro de um lar, quando os dois trabalham unindo forças, com certeza o resultado é muito mais prazeroso, pois casa um sabe que fez o melhor para o outro. Preste bastante atenção no que diz o texto: “porque têm melhor para do seu trabalho”, na Bíblia na linguagem de hoje diz: “porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas”. Duas forças são melhores do que uma.

2-Haverá misericórdia e ajuda (verso 10)
 
Dentro desse verso quero falar de dois tipos de quedas, uma espiritual e outra no físico.

No físico fala literalmente de uma queda, no espiritual fala de pecado, existem muitas pessoas dentro de um casamento que não pode ver o erro do outro, o pecado do outro, que já o condena e o maltrata por isso. Entenda algo, se a pessoa que está ao seu lado não sentir de sua parte misericórdia, elas vão procurar outras pessoas para sentirem por ela. Uma queda, um erro, um pecado, muitas vezes nos afastam um do outro, mas isso pode ser uma alternativa para que Deus use isso, e nos aproxime muito mais. Todos erramos, embora acertar também seja humano, mas enquanto não atingirmos esse percentual de mais acertos do que erros, que tal sermos misericordiosos? Pois o engraçado é que queremos que todos nos tratem bem quando erramos, mas quando outros erram, a pedra que era para ser jogada na prostituta, vira uma montanha de acusações. Somos muitas vezes mesquinhos e hipócritas no nosso jeito de viver, não estou falando com isso que devemos passar a mão no pecado, não mesmo, pecado é pra ser tratado como pecado, com disciplina e tudo que tem direito. O que estou falando e que precisamos de menos pedras e mais de pessoas que nos falem: “pode ir em paz, e não peques mais”, esse é o resultado.

3-Seremos aquecidos na alma (verso 11)

Isso é bom, muitos solteiros podem até estar até pensando, como isso é bom, e eu lhe afirmo, isso é bom demais, mas quando temos legitimidade para isso. Solteiros, entendam, não façam nada hoje, do que com certeza vão se arrepender amanhã. Sempre existiu o sexo seguro, e sabe como ele se chama? Casamento, não camisinha, mas Casamento, então não se apresse em fazer algo que não legitimidade sua fazer. Porque seremos aquecidos na alma sim, mas por aquela pessoa que é da parte de Deus legitima em nos fazer isso.

Voltando então, ser aquecido na alma significa que em algum momento nossa alma ficou fria, certo? Então não precisaríamos de aquecimento, não precisaríamos de alguém pra falar estar conosco nos dias que estamos tristes, desanimados, abatidos, sem motivação, porque isso vai acontecer. Não vamos ficar alheios a esse tipo de ataque em nossas almas, não mesmo. E quando temos uma pessoa que nos entende, se identifique conosco, seja um conosco em nossas dores. Essa pessoa merece que fiquemos ao lado dela pelo resto da vida.

4-Força na luta (verso 12)

Os dois resistiram na luta, na batalha. Quando tivermos equilíbrio nas finanças (verso 9), quando fomos misericordiosos (verso 10) e colocarmos fogo na alma (verso 11) quem poderá vir contra nós? Ninguém, ninguém mesmo, porque somos mais fortes, mais duros na queda, porque quando os dois em uma batalha resistem, isso é unidade, é união de forças.

Eu sempre falo para os casais que damos cobertura, não existe essa de uma discussão um ganhar do outro, sabes por quê? Se somos um, quem perde, o outro perde também, se somos um, se um ganha o outro ganha também. Vamos deixar de meninice, de disputa dentro de uma casa, em uma situação dessa, quem sai perdendo é a casa, tenha um estilo de vida de perdão, saiba perdoar o outro quando um falhar, porque meu amado, sempre vai existir isso dentro de um relacionamento, por isso que é relacionamento, porque é difícil. Se fosse fácil não teríamos milhares de divórcios por ano no Brasil e no mundo.

E agora o momento esperado, o que é um Cordão de Três Dobras? Sabe, eu pesquisei, e sabe o que eu encontrei? Que o Cordão de Três Dobras, é uma corda onde se faz três dobras nela, cara que revelação, fiquei escandalizado comigo mesmo agora. Brincadeiras a parte, sabemos que o cordão tem três dobras porque um é Deus,outro o homem e outra é a mulher, isso é que nos fora sempre ensinado e é verdade. Deus precisa ser o Senhor do nosso relacionamento, para que os versículos apresentados em cima não sejam só letras, mas a pratica também. Cordão de Três Dobras é a certeza de que somente dois, não são suficiente para segurar nenhum relacionamento, o relacionamento saudável na sua essência, é o relacionamento onde Deus é o centro, e o homem e a mulher são a parte que cumpre o principio desse Deus que é grande, e que é um Deus de Família.

Marlon Barroso


Nenhum comentário:

Postar um comentário