terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Provérbios 22.1



“Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro”.

Deus é um Deus de diferenças surpreendentes, para ele 1+1 é igual a 1 (Gn 2.24) e que todo um povo na verdade é só um corpo (Rm 12.5).
Estamos em um tempo que muitos valores vêem a frente de princípios, hoje o melhor é ter um carro do que uma casa, ter muitas riquezas e passar por cima das pessoas, somos reconhecidos pelo o que temos não pelo o que somos. Mas se a Bíblia está falando disso, é porque com certeza naquela época já acontecia esse tipo de brutalidade, então já não é um costume dos dias de hoje.
Vemos muitas pessoas presas pelo SPC e Serasa, mas mesmo assim preferem continuar contraindo dividas em vez de pagarem o que devem, estão com o nome “suja” mas cheios de eletrodomésticos caros, carros com duplicatas atrasadas e até mesmo casas sem pagarem prestações, mas mesmo assim não deixam de comprar.
Vemos que pelo prisma de Deus, melhor é o bom nome e a graça, do que riquezas e ouro. Vamos estudar isso e ver o que Deus quer nos ministrar.
Vemos que temos que pagar um preço alto para que as coisas de Deus ministrem sobre nós, como por exemplo, um Nome honrado. Jesus pagou um alto preço, preço de morte, para que o nome d´Ele fosse exaltado sobre céus (anjos), terra (homens) e abaixo da terra (demônios) (Fp 2.4-11).
Os valores de muitos de nós estão trocados, preferimos coisas ao nome. Um nome de honra compra muito mais coisas do que dinheiro. Com dinheiro não se compra amor, amizade, felicidade, discípulos, dons e muito menos ministério (At 8.17-23). Para Deus um bom nome, um nome de honra, tem mais respaldo no Reino Espiritual do que aquele que possui riquezas. Isso não quer dizer que não vamos ter dinheiro para satisfazer os desejos da nossa alma, seremos com certeza ricos em tudo, mas mesmo com riqueza, irão velar mais pelo nosso nome do que aquilo que podemos comprar.
A outra questão é a Graça, sabemos o que significa graça. Graça é um tipo de favor de Deus que não merecemos, é como se fosse misericórdia, ou até mesmo Salvação. Existe uma canção que diz: “Nada eu posso fazer para que me ame mais ou menos, isso é graça”. Realmente isso é graça.
Mas podemos ver também que essa palavra é usada para uma expressão, você já viu alguém falar: “Eu ganhei isso de graça?”. Isso também é graça, quando ganhamos algo de Deus que veio sem eu pagar qualquer tipo de preço.

Incrível como que Deus coloca em um mesmo texto, um principio para pagarmos um preço, e um outro que não importa o quanto fazemos, nada irá pagar. Mas o nosso Deus é assim, é um Deus de diferenças surpreendentes.

Em amor.

Marlon Barroso.

Um comentário:

  1. Amém! Vou dar esse estudo no nosso grupo dos lares! Abraço, Pr. Marlon, Deus o abençoe infinitamente mais!

    ResponderExcluir