quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Provérbios 23.12



“Aplica à disciplina o teu coração e os teus ouvidos, às palavras de conhecimento”.

Existem duas janelas da alma que são as mais comuns para que se ache em queda um líder, um é o ouvido e a outra o coração. Precisamos vigiar muito, e de uma forma corajosa, aquilo que Deus nos deu e ministrou ao nosso coração.
O que falo, falo por aquilo que ouço. Não muitas vezes começo algum tipo ministração falando daquilo que eu ouvir de bom, para passar aos outros.
Sabemos também de que tudo que devemos guardar, esse é o coração, pois é a Primícia de Deus. O coração é a sede de todas as emoções, ele concertado pode ser uma arma contra o medo, contra as maldades. Mas por outro lado, um coração não curado, como diz a palavra, é extremamente corrupto. Muitos seguem a voz do coração, e por isso de dão muito mal lá na frente.
Quando a Bíblia nos faz esse chamamento: “Aplica à disciplina e os ouvidos...” Ela está falando que devemos vigiar sempre por tudo aquilo que entra nos nossos ouvidos e penetra o coração. Devemos blindar aquilo que ouvimos, para que o coração não seja ferido.
Essa blindagem não é se esconder atrás de nossas mazelas, mas do homem mau e sanguinário, daquele que só nos quer ferir e trazer sobre nós desgosto sobre nossos sonhos e projetos pessoais.
Aplicar falar de se esforçar, ou seja, não baixar a guarda por nada, ser vigilante até o fim, para receber a coroa da vida. E Disciplina é ensino, ou seja, a palavra do nosso Deus.
Queremos ser guardados e não surpreendidos? Conhecimento é a chave. Pois o povo de Deus não está perecendo por falta de amor, de pastor, de líder ou até mesmo por falta de dinheiro, mas sim perece por falta de conhecimento (Os 4.6).
Então sejamos disciplinados, ensinados, para guardar o que ouvimos, para que o coração não seja roubado.

Na graça.

Marlon Barroso de Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário