sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Encontrando o meu tempo


1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:2 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria;5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 6 tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora;7 tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; 8 tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.

Ec 3.1-8


Existe tempo para tudo como diz a palavra, e o tempo tem duas definições ou duas divisões, Tempo Kairos e Tempo Chronos.


Kairos é uma antiga palavra grega que significa "o momento certo" ou "oportuno". Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: Chronos e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, como ano, mês, semana, dia, hora e etc esse último é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. É usada para descrever a forma qualitativa do tempo, o "tempo de Deus", enquanto chronos é de natureza quantitativa, o "tempo dos homens".

Em Sintese pode-se dizer que o tempo humano (medido) é descrito em horas e suas divisões e anos em suas divisões. Enquanto que o termo Kairós que descreve "o tempo de Deus" não pode ser medido e sim vivido...


Em 2°Pe 3.8-9 a Palavra nos relata que um dia para Deus é como se fossem mil anos, e mil anos como um dia. Essa palavra nos leva a enteder que.


*Deus tem o tempo d´Ele, e o tempo d´Ele assim como a Sua vontade, é boa, perfeita e agradavél.

*Ele faz quando e como quer , pois é dono de qualquer tempo.


Mas o que isso tem comigo? Muito simples, o tempo humando (Chronos) tem que casar com o tempo divino (Kairos), para aquilo que eu preciso e para aquilo que Deus quer fazer seja estabelecido, isso é a harmonia do tempo. No restante da palavra de 2° Pe 3.8-9 diz que a promessa do Senhor não é tardia, mas que vem no tempo(chronos+kairos) certo, ainda que alguns a tem por demorada, mas se faz assim para que ninguém se perca, tirando aquele velho e mentiroso ditado que diz que Deus tarda mas não falha.


E o que eu tenho que fazer para que eu tenha essa harmonia em minha vida? Por dois principios.


1.Obediência – Esse pincipio vai muito mais além do que aquilo que imaginamos, obdiência não é só fazer aquilo que nos pede, mas também entender (por mais que não se concorde) que o que estão me pedindo, vai me dar base e sustento para o meu futuro, pois o que planto hoje, não colho hoje, mas em um tempo(chronos+kairos) futuro.


2.Submissão – É ser servo. O que significa a palavra servo? É escravo, isso mesmo, escravo, mas existem ai duas vertentes. Ser escravo do diabo ou escravo de Deus, ser escravo do diabo é ser escravo do pecado, mas ser escravo de Deus é ter em sua vida a condição e a certeza de que sou vitima da graça de Deus.

O servo de Deus é o líder que tem sobre sí uma promessa, pois o escravo faz tudo o que o mestre manda, e se fazemos o que o mestre manda, passamos a não ser mais chamados de escravos, mas de amigos (João 15.14).


Existem muito mais principios que devemos guardar para vermos o tempo de Deus agindo em nós, mas vamos nos ater a esses, pois é o inicio de toda a caminhada.


Essa palavra se encontra em 2 personagens bastantes intimos e proximos meus, que em meio a lutas e muitas vezes ao não reconhecimento de seus trabalhos, lutaram, se empenharam, foram servos e submissos a uma promessa, de que seriam pai e mãe de uma grandiosa multidão de filhos e filhas, e conquistariam a terra atraves do ensino da palavra. Eu vejo esses 2 personagens (que estão longe de serem ficticios) como Paulo e Silas. Paulo tem a unção de desbravador, e Silas a de intercessor, que poda o que Paulo faz.

Essas 2 pessoas plantaram muito, e estão colhendo o que plantaram no tempo certo (chronos+kairos) e que Deus e os homens hoje os honram como amigos de Deus, essas 2 pessoas é o Apostolo.Monteiro e a Pra.Lene, pessoas incansavéis que mesmo em meio a tanta luta, estão aqui e vendo que o trabalho de suas mãos, que o esforço deles para Deus e sua obra não foram em vão.


Os 12, a equipe Jovem Radical, o MIR, o Brasil e as Nações na Terra, reconhecem o valor de vocês 2, e sabemos também que virá lutas com certeza, mas como sempre, muitas vitorias no nome de Jesus, amamos vocês.


Marlon e Orlancy Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário