terça-feira, 2 de agosto de 2011

Alimento Diário: Provérbios 2.1-5 (parte 1)

“1. Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, 2. Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; 3. Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, 4. Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, 5. Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus”.
Vou fazer uma reflexão rápida de cada ponto desse texto, vai ser algo simples e claro, quer vir comigo? Então vamos lá.

Primeiro vou fazer algo diferente, vou denunciar as promessas antes das condições, porque tudo o que vamos falar agora tem promessas, mas ela vem carregada de condições. Não acredito em promessa aonde não venha à carga do preço. Tudo que formos fazer para alcançarmos sucesso em vida precisa de um preço a ser pago.

As promessas são:

1.Entender o Temor do Senhor.
Na palavra que meditamos ontem sobre Provérbios 1.7, começamos a entender o qual o temor de Deus, então receberemos o mesmo Temor que Deus tem, isso é benção demais, acredite.

2.Achar o conhecimento de Deus.
O nosso Deus é Onisciente, Ele é sabedor de todas as coisas. Imagine termos a inteligência de Deus em nós, imaginou? Pois bem, é isso que irá acontecer se caso fizermos as tais condições que irei colocar logo mais.

 “Se aceitares as minhas palavras” – Aceitar é o mesmo que praticar. Temos ouvido muito da parte de Deus, mas temos praticado pouco para Deus. Aceitar é fazer por onde sem murmurar, ou seja, sem colocar justificativas sobre. Somos seres de fácil acumulo de justificativas, pra tudo que não fizermos, temos o porquê de não termos feito. Aceitar é praticar.

“Esconderes contigo os meus mandamentos” – Em outras versões bíblicas diz assim: “E entesourares em ti os meus mandamentos”. Os mandamentos de Deus são tesouros, é riqueza. Esconder os mandamentos do Senhor é guardar no profundo do coração para não pecarmos contra Ele. Deus respeita um homem e mulher que guardam os mandamentos do Senhor, não importa o que, quando e porque, importa que guardemos.

“Fazer atento à Sabedoria o teu ouvido” – Isso é ter atenção para quando ouvirmos alguém falar sobre Sabedoria, respeitar a unção que está sobre essa pessoa que nos fala. Muitos de nós ao ouvirmos uma palavra de Sabedoria, por sermos ignorantes, ignoramos tal palavra. Não podemos nunca pensar que somos sempre professores, precisamos ser eternos aprendizes da vida, sempre aprender é sinal de Sabedoria.

“Inclinar o coração ao entendimento” – Fala de entregar a fonte para sempre conhecer, pois o que devemos guardar sobre tudo deve ser o coração, porque dele provém às fontes de vida. Onde tudo se tem o inicio, nesse tudo deve se começar pelo verdadeiro entendimento.

Continua...

Marlon Barroso 

Alimento Diário: Provérbios 2.1-5 (parte 2) - http://t.co/ebs4v7k


Nenhum comentário:

Postar um comentário